Inteligência dos EUA revela por que Xi China fez um 'expurgo' nas suas forças armadas chinesas
Xi passou meses em 2023 demitindo mais de uma dúzia de seus principais militares do Exército de Libertação Popular e da Força de Foguetes da China.
JAKE SMITH - 6 JAN, 2024
A inteligência dos EUA revelou por que o presidente chinês Xi Jinping reestruturou seu gabinete militar, informou a Bloomberg no sábado.
Xi passou meses em 2023 a despedir mais de uma dúzia dos seus principais militares do Exército de Libertação Popular e da Força de Foguetes da China, alguns dos quais “desapareceram” nos meses que antecederam o seu despedimento ou nos meses seguintes. Xi fez isto para erradicar a corrupção generalizada e a corrupção nas suas fileiras que enfraqueceram enormemente as forças armadas da China, acredita a inteligência dos EUA, de acordo com pessoas com profundo conhecimento sobre o assunto que falaram com Bloomberg.
Os exemplos incluem uma rede de silos de mísseis chineses que foram construídos de forma tão precária que um míssil não poderia ser lançado a partir deles, de acordo com a Bloomberg. Alguns mísseis não puderam ser lançados porque seus tanques de combustível estavam cheios de água.
Outros exemplos incluem “vazamento de informações” para atores externos e conflitos de interesse na obtenção de licitações para determinadas empresas, segundo a Bloomberg.
Os danos causados ao ELP através da corrupção são tão grandes que é menos provável que Xi lance uma grande operação militar nos próximos anos, segundo a Bloomberg. A maior fraqueza da China neste caso é a sua Força de Foguetes, que era uma prioridade para Xi porque desempenharia um papel fundamental numa invasão de Taiwan.
Livro de HEITOR DE PAOLA
- RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO -
As Grandes Fundações, Comunistas, Fabianos e Nazistas
https://livrariaphvox.com.br/rumo-ao-governo-mundial-totalitario
O Congresso Nacional do Povo, o ramo legislativo da China, demitiu nove funcionários da defesa em 29 de dezembro, alguns dos quais faziam parte do corpo de mísseis ou de armamento do ELP, segundo a Bloomberg. A assessoria legislativa da China demitiu três desenvolvedores de mísseis estatais dias antes.
O ex-ministro da defesa chinês e comandante da Força de Foguetes, general Li Shangfu, foi destituído de seu cargo em outubro; naquele momento, ele não era visto há meses ou nos meses seguintes. Sua remoção foi seguida pela expulsão de outro Comandante da Força de Foguetes em novembro, de acordo com a Bloomberg. Pode ser a maior mudança militar na história moderna da China, segundo a Bloomberg.
Apesar da revelação, a inteligência dos EUA ainda luta para compreender o que está a acontecer a portas fechadas no governo de Pequim ou quais são realmente os planos de Xi a longo prazo. “Não temos qualquer visão real dos planos e intenções da liderança na China”, disse ao WSJ em Dezembro um antigo alto funcionário dos serviços de inteligência com conhecimento recente sobre o assunto.
O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da Daily Caller News Foundation.