(INTERESSANTÍSSIMO) Wikipedia: Ferramenta de desinformação da elite? WORLD
A maior base de conhecimento da internet é um megafone globalista?
FRONTLINE NEWS
Yudi Sherman - 20 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://frontline.news/post/wikipedia-elite-disinformation-tool
A maioria dos milhões de internautas que recorrem à Wikipédia em busca de informações não sabe que alguns dos dados do site foram cuidadosamente selecionados por quem tem meios.
O jornalista Lee Fang relatou na terça-feira que em 2014 Hunter Biden contratou uma empresa de consultoria para alterar as informações escritas sobre ele no site. Isso incluiu a exclusão de informações sobre seus laços com a empresa ucraniana Burisma, pela qual ele está agora sob investigação federal.
Biden pediu à empresa de relações públicas FTI Consulting para também remover informações sobre seus laços com o desgraçado artista do esquema Ponzi Allen Stafford, bem como uma linha sobre o National Endowment for Democracy (NED) estar vinculado à Agência Central de Inteligência (CIA).
O NED é fortemente financiado pelo governo dos EUA e acredita-se que seja uma fachada da CIA. Desde a década de 1980, a organização ajudou a orquestrar várias mudanças de regime, que envolveram o financiamento de rebeldes nicaraguenses, o financiamento de esforços antiapartheid na África do Sul e o financiamento da Primavera Árabe.
De acordo com Fang, Biden trabalhou anteriormente para a NED. Mas uma revisão de sua página atual da Wikipedia não mostra nenhuma menção de sua associação com a organização.
Além de retirar informações, Biden pediu ao FTI que acrescentasse cargos oficiais que ocupou em organizações não governamentais (ONGs) e outros detalhes inócuos.
Apenas um mês depois de seus e-mails para a FTI, a página de Biden mudou drasticamente para um retrato lisonjeiro do filho do então vice-presidente. Apareceram detalhes sobre seu trabalho voluntário, junto com várias nomeações que ocupou em conselhos e comitês. As referências negativas foram removidas.
O histórico de edições da página de Hunter Biden revela que logo depois que ele transmitiu seu pedido ao FTI, houve uma enxurrada de edições de vários usuários diferentes, pelo menos um dos quais foi descoberto como um fantoche ou uma conta falsa. Esse usuário, chamado Earflaps, também estava envolvido em esforços para melhorar as imagens online de empresários russos.
“Isso está de volta em boa forma”, escreveu Ryan Toohey, da FTI, a Eric Schwerin, parceiro de negócios de Hunter Biden encarregado da reforma. “Estaremos atentos às mudanças.”
Anos depois, o pai de Biden usou a Wikipedia para espalhar desinformação do governo sobre as vacinas COVID-19. Ele contratou um grupo chamado Hacks/Hackers para contratar censores da Wikipédia – chamados de “Coordenadores de Pesquisa” – para um projeto chamado NewsQ. O trabalho dos censores era listar quais fontes de informações sobre vacinas são “fontes confiáveis” e quais são “não confiáveis”. Os candidatos a emprego não precisavam de formação médica ou experiência em uma área médica para se tornar um Coordenador de Pesquisa.
“Essa lista já está tomando forma na Wikipedia, com veículos liberais como The New York Times, Washington Post, Guardian e The Atlantic, todos marcados como ‘confiáveis’”, relatou o The Daily Wire. “Sites conservadores, incluindo The Daily Wire, Daily Mail, Epoch Times e The Federalist, são todos classificados como ‘não confiáveis’ ou ‘conspiração'.”