Irã está a uma ou duas semanas de produzir material físsil nuclear mortal, alerta Blinken
“O secretário Blinken não mencionou que a maior parte da expansão nuclear do Irão ocorreu durante a sua administração
FOUNDATION FOR DEFENSE OF DEMOCRACIES
STAFF - 19 JUL, 2024
Últimos desenvolvimentos
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, declarou em 19 de julho que o Irã estava a poucos dias de produzir material físsil suficiente para uma arma nuclear. Falando no Fórum de Segurança de Aspen, o principal diplomata dos EUA disse: “Em vez de estar a pelo menos um ano de ter a capacidade de produzir material físsil para uma arma nuclear, [o Irão] está agora provavelmente a uma ou duas semanas de fazer isso. .” No entanto, acrescentou Blinken, o Irão ainda não tinha produzido uma arma capaz de transportar uma ogiva nuclear, avaliando que alcançar este resultado exigiria mais tempo.
Reconhecendo que é improvável que o Irão mude a sua posição beligerante, apesar da eleição de Masoud Pezekshian, que tem sido amplamente retratado como um regime “moderado”, como novo presidente do regime, Blinken sublinhou que os Estados Unidos ainda preferem uma via diplomática para impedir o Irão de armar suas atividades nucleares. “Quando esta administração chegou, tentamos prosseguir novamente, a diplomacia nuclear com o Irão, porque se pelo menos pudéssemos eliminar um problema do tabuleiro, que é o Irão potencialmente com uma arma nuclear, isso seria inerentemente uma coisa boa”, disse Blinken. Ele sublinhou que “o que precisamos de ver, se o Irão leva a sério o envolvimento, é na verdade recuar no trabalho que tem feito neste programa”.
Análise especializada
“O secretário Blinken não mencionou que a maior parte da expansão nuclear do Irão ocorreu durante a sua administração, no meio do seu fracasso em aplicar sanções contra Teerã. Washington manteve-se à margem quando o Irão atingiu o limiar nuclear e não terá mais ninguém a quem culpar se o regime ultrapassar isso.” Andrea Stricker, pesquisadora do FDD e vice-diretora do Programa de Não Proliferação e Biodefesa do FDD
“O desejo da administração de diplomacia e desescalada a qualquer custo com o Irão não só minou a sua dissuasão, bem como a sua capacidade de fechar um acordo que aborde significativamente o programa nuclear do Irão, mas também acabou por subscrever uma expansão da capacidade nuclear do Irão que nos trouxe a este ponto. A constante escalada dos stocks de urânio enriquecido do Irão em vários níveis de pureza continua a pagar dividendos ao regime de Teerão, fazendo com que o secretário de Estado soe como se houvesse um facto nuclear consumado ao virar da esquina.” — Behnam Ben Taleblu, membro sênior do FDD.
EUA alertaram o Irã sobre armamento
Os comentários de Blinken foram feitos poucos dias depois de se entender que os Estados Unidos alertaram o Irão, sobre informações de inteligência, de que o regime está a trabalhar em aplicações relevantes para armas nucleares. Teerã teria explicado as atividades e negado que o regime estivesse buscando armas nucleares. A Axios informou em junho que as agências de inteligência dos EUA e de Israel obtiveram informações durante o mês de março “que mostravam que cientistas iranianos estavam envolvidos em modelagem computacional e pesquisa metalúrgica” relevantes para o desenvolvimento de explosivos nucleares. A descoberta pode ter impacto numa afirmação que a comunidade de inteligência dos EUA tem feito anualmente desde 2019 de que Teerão “não está actualmente a realizar as principais actividades de desenvolvimento de armas nucleares necessárias para produzir um dispositivo nuclear testável”. Nos últimos anos, actuais e antigos responsáveis iranianos elogiaram abertamente a capacidade do regime para construir armas nucleares.