Irã lança ataque contra base da Força Aérea dos EUA no Catar

Tadução: Heitor De Paola
O Irã lançou um ataque à base aérea americana de Al Udeid, no Catar, após ataques a três instalações nucleares iranianas no fim de semana.
Um porta-voz do Ministro das Relações Exteriores do Catar disse em um comunicado que as defesas aéreas do Catar “frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos”.
O porta-voz também condenou os ataques, dizendo que o Catar "se reserva o direito de responder diretamente de maneira proporcional à natureza e à escala desta agressão flagrante e de acordo com o direito internacional" e que o Catar considera os ataques "uma violação flagrante da soberania e do espaço aéreo do Estado do Catar, bem como do direito internacional e da Carta das Nações Unidas".
A TV estatal iraniana noticiou na segunda-feira que o Irã iniciou uma operação contra a base americana nos arredores de Doha. Uma fonte próxima também disse ao The Hill que o Irã lançou 10 mísseis contra a base.
O governo Trump está monitorando a situação, disse um alto funcionário da Casa Branca ao The Hill, já que o presidente Trump deve se reunir com sua equipe de segurança nacional após o ataque dos EUA ao Irã.
“A Casa Branca e o Departamento de Defesa estão cientes e monitorando de perto as potenciais ameaças à Base Aérea de Al Udeid, no Catar”, disse a autoridade.
Israel continuou seus ataques dentro do Irã na segunda-feira.
https://thehill.com/homenews/5364482-iran-attack-us-base-qatar/