Islã: Referências aos Judeus no al-Corão
O Alcorão está dividido em 114 capítulos denominados Suras. A seguir estão traduções de passagens encontradas nessas suras relacionadas aos judeus.
Humanities Text Initiative
Como em qualquer tradução, a língua original nem sempre é fácil de traduzir em inglês, e esta tradução em particular utiliza uma linguagem mais temperada do que algumas outras. Às vezes, a menção específica aos judeus não é explicativa, por isso incluímos as próximas linhas relevantes. Algumas das referências mais depreciativas estão destacadas em negrito.
A vaca
[2.40] Ó filhos de Israel! Lembre-se do meu favor que lhe concedi e seja fiel à (sua) aliança comigo, cumprirei a (minha) aliança com você; e de mim, somente de mim, caso você tenha medo.
[2.47] Ó filhos de Israel! Lembre-se do meu favor que lhe concedi e que o fiz superar as nações.
[2.62] Certamente aqueles que crêem, e aqueles que são judeus, e os cristãos, e os sabeus, todos aqueles que crêem em Allah e no Último Dia e praticam o bem, receberão a recompensa do seu Senhor, e não haverá medo para eles. , nem eles devem sofrer.
[2.83] E quando fizemos uma aliança com os filhos de Israel: Não servireis a ninguém senão a Allah e (fareis) o bem aos (vossos) pais, e aos parentes próximos, aos órfãos e aos necessitados, e você deve falar boas palavras aos homens e continuar orando e pagar a taxa dos pobres. Então vocês voltaram, exceto alguns de vocês e (agora também) vocês se desviaram.
[2.88] E eles dizem: Nossos corações estão cobertos. Não, Allah os amaldiçoou por causa de sua incredulidade; tão pouco é que eles acreditam.
[2.98] Quem quer que seja o inimigo de Allah e Seus anjos e Seus apóstolos e Jibreel e Meekaeel, então certamente Allah é o inimigo dos incrédulos.
[2.111] E dizem: Ninguém entrará no jardim (ou no paraíso), exceto aquele que for judeu ou cristão. Esses são seus desejos vãos. Diga: Traga sua prova se você for sincero.
[2.113] E os judeus dizem: Os cristãos não seguem nada (bom) e os cristãos dizem: Os judeus não seguem nada (bom) enquanto recitam o (mesmo) Livro. Mesmo assim, dizem aqueles que não têm conhecimento, gostam do que dizem; então Allah julgará entre eles no dia da ressurreição no que eles diferem.
[2.120] E os judeus não ficarão satisfeitos com você, nem os cristãos até que você siga a religião deles. Dize: Certamente a orientação de Allah, essa é a (verdadeira) orientação. E se você seguir os desejos deles após o conhecimento que chegou até você, você não terá nenhum guardião de Allah, nem qualquer ajudante.
[2.121] Aqueles a quem demos o Livro lêem-no como deve ser lido. Estes acreditam nisso; e quem não acredita nisso, esses são os perdedores.
[2.122] Ó filhos de Israel, lembrai-vos do meu favor que vos concedi e que vos fiz superar as nações.
[2.135] E eles dizem: Sejam judeus ou cristãos, vocês estarão no caminho certo. Diga: Não! (seguimos) a religião de Ibrahim, o Hanif, e ele não era um dos politeístas.
[2.140] Não! você diz que Ibrahim e Ismail e Yaqoub e as tribos eram judeus ou cristãos? Diga: Você é melhor conhecedor ou Allah? E quem é mais injusto do que aquele que esconde um testemunho que tem de Allah? E Allah não é de forma alguma indiferente ao que você faz.
[2.211] Perguntai aos israelitas quantos sinais claros lhes demos; e quem mudou a favor de Allah depois que ele chegou a ele, então certamente Allah é severo em retribuir (o mal).
[2.246] Não consideraste os chefes dos filhos de Israel depois de Musa, quando disseram a um dos seus profetas: Levanta-nos um rei, (para que) possamos lutar no caminho de Allah. Ele disse: Será que você não lutaria se a luta fosse ordenada para você? Eles disseram: E que razão temos nós para não lutarmos no caminho de Allah, e de fato fomos compelidos a abandonar nossas casas e nossos filhos. Mas quando a luta foi ordenada para eles, eles voltaram atrás, exceto alguns deles, e Allah conhece os injustos.
A Família de Imran
[3.23] Você não considerou aqueles (judeus) que receberam uma parte do Livro? Eles são convidados para o Livro de Allah para que ele possa decidir entre eles, então uma parte deles volta e se retira.
[3.24] Isto porque dizem: O fogo não nos atingirá senão por alguns dias; e o que forjaram os engana em matéria de religião.
[3.49] E (fazê-lo) um apóstolo para os filhos de Israel: Que eu vim a vocês com um sinal do seu Senhor, que eu determino para vocês do pó como a forma de um pássaro, então eu sopro nele e torna-se um pássaro com a permissão de Allah e eu curo os cegos e os leprosos, e trago os mortos à vida com a permissão de Allah e os informo sobre o que devem comer e o que devem armazenar em suas casas; certamente há um sinal nisso para vocês, se vocês são crentes.
[3.67] Ibrahim não era judeu nem cristão, mas era (um) (homem) justo, um muçulmano e não era um dos politeístas.
[3.93] Toda comida era lícita aos filhos de Israel, exceto aquela que Israel havia proibido a si mesmo, antes que o Taurat fosse revelado. Diga: Traga então o Taurat e leia-o, se você for sincero.
As mulheres
[4.46] Dos que são judeus (há aqueles que) alteram as palavras de seus lugares e dizem: Nós ouvimos e desobedecemos e: Ouçam, que vocês não sejam obrigados a ouvir! e: Raina, distorcendo (a palavra) com a língua e zombando da religião; e se eles tivessem dito (em vez disso): Ouvimos e obedecemos, e ouvimos, e deszurna, teria sido melhor para eles e mais correto; mas Allah os amaldiçoou por causa de sua incredulidade, então eles não acreditam, mas um pouco.
[4.47] Ó vocês que receberam o Livro! acredite no que Nós revelamos, verificando o que você tem, antes de alterarmos os rostos e depois virá-los de costas, ou amaldiçoá-los como amaldiçoamos os violadores do sábado, e a ordem de Allah será executada.
[4.50] Veja como eles forjam a mentira contra Allah, e isso é suficiente como pecado manifesto.
[4.160] Portanto, pela iniquidade daqueles que são Judeus, Nós não permitimos a eles as coisas boas que lhes foram tornadas lícitas e por impedirem muitas (pessoas) do caminho de Allah.
[4.161] E eles tomarem usura, embora na verdade lhes fosse proibido, e devorar falsamente a propriedade das pessoas, e preparamos para os incrédulos dentre eles um doloroso castigo.
A mesa de jantar
[5.12] E certamente Allah fez uma aliança com os filhos de Israel, e suscitamos entre eles doze chefes; e Allah disse: Certamente estou com você; se você continuar orando e pagar a taxa de pobreza e acreditar em Meus apóstolos e ajudá-los e oferecer a Allah um bom presente, certamente cobrirei suas más ações e certamente farei com que você entre em jardins sob os quais os rios fluir, mas quem dentre vós descrer depois disso, certamente perderá o caminho certo.
[5.13] Mas por terem quebrado a aliança, nós os amaldiçoamos e endurecemos seus corações; eles alteraram as palavras de seus lugares e negligenciaram uma parte daquilo de que eram lembrados; e você sempre descobrirá traição neles, exceto alguns deles; então perdoe-os e afaste-se; certamente Allah ama aqueles que fazem o bem (aos outros).
[5.18] E os Judeus e os Cristãos dizem: Nós somos os filhos de Allah e Seus amados. Diga: Por que Ele então castiga você por suas faltas? Não, vocês são mortais dentre aqueles a quem Ele criou. Ele perdoa a quem Lhe agrada e castiga a quem Lhe agrada; e de Allah é o reino dos céus e da terra e o que há entre eles, e a Ele é a vinda final.
[5.32] Por esta razão prescrevemos aos filhos de Israel que quem matar uma alma, a menos que seja por homicídio culposo ou por dano na terra, será como se matasse todos os homens; e quem o mantém vivo é como se mantivesse vivos todos os homens; e certamente Nossos apóstolos vieram até eles com argumentos claros, mas mesmo depois disso muitos deles certamente agem de forma extravagante na terra.
[5.33] A punição daqueles que fazem guerra contra Allah e Seu apóstolo e se esforçam para causar danos à terra é apenas esta: eles devem ser assassinados ou crucificados ou suas mãos e pés devem ser cortados em lados opostos ou eles devem ser preso; isto será uma desgraça para eles neste mundo, e no futuro eles sofrerão um castigo severo,
[5.41] Ó Apóstolo! não vos entristeçais aqueles que lutam juntos para apressar a incredulidade dentre aqueles que dizem com a boca: Nós acreditamos, e seus corações não acreditam, e dentre aqueles que são judeus; eles são ouvintes por causa da mentira, ouvintes de outras pessoas que não vieram até você; eles alteram as palavras de seus lugares, dizendo: Se você receber isso, aceite, e se não receber isso, seja cauteloso; e quanto àquele cuja tentação Allah deseja, você não pode controlar nada para ele com Allah. Aqueles são aqueles para quem Allah não deseja que Ele purifique seus corações; eles sofrerão desgraça neste mundo e sofrerão um castigo severo no futuro.
[5.42] (São) ouvintes da mentira, devoradores do proibido; portanto, se eles vierem até você, julgue entre eles ou se afaste deles, e se você se desviar deles, eles não lhe farão mal algum; e se julgar, julgue entre eles com equidade; certamente Allah ama aqueles que julgam com equidade.
[5.43] E como eles fazem de você um juiz e eles têm o Taurat onde está o julgamento de Allah? No entanto, eles voltam depois disso, e estes não são os crentes.
[5.44] Certamente revelamos o Taurat no qual havia orientação e luz; com ele os profetas que se submeteram (a Allah) julgaram (assuntos) para aqueles que eram judeus, e os mestres do conhecimento Divino e os doutores, porque eles eram obrigados a guardar (parte) do Livro de Allah, e eles eram testemunhas disso; portanto, não tema o povo e tema-Me, e não aceite um pequeno preço pelas Minhas comunicações; e quem não julgou pelo que Allah revelou, esses são os incrédulos.
[5.51] Ó vós que credes! não tome os judeus e os cristãos como amigos; eles são amigos um do outro; e quem dentre vocês os toma por amigo, então certamente ele é um deles; certamente Allah não guia as pessoas injustas.
[5:57] Ó vocês que acreditam! não tome por guardiões aqueles que consideram sua religião uma zombaria e uma piada, dentre aqueles que receberam o Livro antes de você e os incrédulos; e tenha cuidado com (seu dever para com) Allah se você for crente.
[5.59] Dize: Ó seguidores do Livro! vocês nos criticam (por alguma coisa), exceto que acreditamos em Allah e no que nos foi revelado e no que foi revelado antes, e que a maioria de vocês são transgressores?
[5.60] Dize: Devo informá-lo (aquele que é) pior do que isso em retribuição de Allah? (Pior é aquele) a quem Allah amaldiçoou e trouxe Sua ira sobre, e de quem Ele fez macacos e porcos, e aquele que serviu a Shaitan; estes estão em piores condições e mais desviados do caminho reto.
[5.63] Por que os homens instruídos [rabinos] e os doutores da lei não os proíbem de falar do que é pecaminoso e de comer o que é adquirido ilegalmente? Certamente o mal é aquilo que eles fazem.
[5.64] E os judeus dizem: A mão de Allah está amarrada! Suas mãos serão algemadas e eles serão amaldiçoados pelo que dizem. Não, ambas as Suas mãos estão estendidas, Ele gasta como Lhe agrada; e o que te foi revelado da parte de teu Senhor certamente fará com que muitos deles aumentem em desordinação e incredulidade; e pusemos inimizade e ódio entre eles até o dia da ressurreição; sempre que acendem um fogo para a guerra, Allah o apaga, e eles se esforçam para causar danos à terra; e Allah não ama os malfeitores.
[5.69] Certamente aqueles que crêem e aqueles que são judeus e os sabeus e os cristãos que crêem em Allah e no último dia e fazem o bem, não terão medo nem sofrerão.
[5.70] Certamente fizemos uma aliança com os filhos de Israel e lhes enviamos apóstolos; sempre que chegava até eles um apóstolo com o que suas almas não desejavam, alguns (deles) eles chamavam de mentirosos e outros eles matavam.
[5.72] Certamente são incrédulos aqueles que dizem: Certamente Allah, Ele é o Messias, filho de Marium; e o Messias disse: Ó Filhos de Israel! servi a Allah, meu Senhor e vosso Senhor. Certamente quem associa (outros) com Allah, então Allah lhe proibiu o jardim, e sua morada é o fogo; e não haverá ajudadores para os injustos.
[5.73] Certamente são incrédulos aqueles que dizem: Certamente Allah é a terceira (pessoa) dos três; e não há deus senão o único Deus, e se eles não desistirem do que dizem, um castigo doloroso cairá sobre aqueles entre eles que são incrédulos.
[5.78] Aqueles que foram incrédulos dentre os filhos de Israel foram amaldiçoados pela língua de Dawood e Isa, filho de Marium; isso porque eles desobedeciam e ultrapassavam o limite.
[5.79] Eles não costumavam proibir um ao outro as coisas odiosas que faziam; certamente o mal foi o que eles fizeram.
[5.80] Você verá muitos deles fazendo amizade com aqueles que não acreditam; certamente mal é aquilo que suas almas enviaram antes para eles, que Allah ficou descontente com eles e em castigo eles permanecerão.
[5.81] E se eles tivessem acreditado em Allah e no profeta e no que lhe foi revelado, eles não os teriam tomado por amigos, mas! a maioria deles são transgressores.
[5.82] Certamente você encontrará as pessoas mais violentas em inimizade com aqueles que acreditam (ser) os judeus e aqueles que são politeístas, e você certamente encontrará a amizade mais próxima daqueles que acreditam (ser) aqueles que dizem : Somos cristãos; isso ocorre porque há padres e monges entre eles e porque não se comportam com orgulho.
[5.86] E (quanto) aqueles que descreem e rejeitam Nossas comunicações, estes são os companheiros da chama.
[5.110] Quando Allah disser: Ó Isa, filho de Marium! Lembre-se do meu favor para você e para sua mãe, quando eu te fortaleci com o Espírito Santo, você falou com as pessoas no berço e eu na velhice, e quando eu te ensinei o Livro e a sabedoria e o Taurat e o Injeel; e quando você determinou do barro uma coisa semelhante à forma de um pássaro com Minha permissão, então você soprou nele e ele se tornou um pássaro com Minha permissão, e você curou os cegos e os leprosos com Minha permissão; e quando você trouxe os mortos com Minha permissão; e quando eu neguei os filhos de Israel de você quando você veio até eles com argumentos claros, mas aqueles que descreram entre eles disseram: Isso nada mais é do que um encantamento claro.
O gado
[6.146] E para aqueles que eram judeus, tornamos ilegal todo animal que tivesse garras, e de bois e ovelhas, tornamos ilegal para eles a gordura de ambos, exceto a que estava em suas costas ou as entranhas ou o que estava misturado com ossos: isto foi um castigo que lhes demos por causa de sua rebelião, e certamente somos verdadeiros.
Os lugares elevados
[7.105] (Eu sou) digno de não dizer nada sobre Allah, exceto a verdade: eu vim até você de fato com uma prova clara de seu Senhor, portanto envie comigo os filhos de Israel.
[7.134] E quando a praga caiu sobre eles, eles disseram: Ó Musa! ore por nós ao seu Senhor como Ele prometeu com você, se você remover a praga de nós, certamente acreditaremos em você e certamente enviaremos embora com você os filhos de Israel.
[7.137] E fizemos com que o povo que era considerado fraco herdasse as terras orientais e ocidentais que havíamos abençoado; e a boa palavra do teu Senhor se cumpriu nos filhos de Israel porque suportaram (os sofrimentos) com paciência; e destruímos totalmente o que Firon e seu povo fizeram e o que construíram.
[7.138] E fizemos os filhos de Israel passar o mar; então eles encontraram um povo que mantinha a adoração de seus ídolos. Eles disseram: Ó Musa! faça para nós um deus como eles têm (seus) deuses. Ele disse: Certamente vocês são um povo que age de forma ignorante:
A imunidade
[9.30] E os judeus dizem: Uzair é filho de Allah; e os cristãos dizem: O Messias é o filho de Allah; estas são as palavras da sua boca; eles imitam o que dizem aqueles que antes não acreditavam; que Allah os destrua; como eles são rejeitados!
[9:34] Ó vocês que acreditam! certamente muitos dos doutores da lei [rabinos] e dos monges consomem falsamente a propriedade dos homens e os desviam do caminho de Allah; e (quanto) àqueles que acumulam ouro e prata e não os gastam da maneira de Allah, anuncie-lhes um doloroso castigo....
Jonas
[10.90] E fizemos os filhos de Israel passar pelo mar, então Firon e seus exércitos os seguiram para a opressão e a tirania; até que quando o afogamento o alcançou, ele disse: Acredito que não há deus senão Aquele em quem os filhos de Israel acreditam e eu sou daqueles que se submetem.
[10.93] E certamente alojamos os filhos de Israel em uma boa morada e lhes proporcionamos coisas boas; mas eles não discordaram até que o conhecimento lhes chegasse; certamente o teu Senhor julgará entre eles no dia da ressurreição a respeito daquilo em que eles discordaram.
A abelha
[16.118] E proibimos o que já vos relatamos aos que eram judeus, e não lhes fizemos injustiça, mas eles foram injustos consigo mesmos.
Os Filhos de Israel
[17.2] E demos o Livro a Musa e fizemos dele uma orientação para os filhos de Israel, dizendo: Não tomes um protetor além de Mim;
[17.4] E fizemos saber aos filhos de Israel no Livro: Certamente vocês farão mal na terra duas vezes, e certamente se comportarão insolentemente com grande insolência.
[17.101] E certamente demos a Musa nove sinais claros; então pergunte aos filhos de Israel. Quando ele chegou até eles, Firon disse-lhe: Certamente eu considero você, ó Musa, um homem privado de razão.
[17.104] E dissemos aos israelitas depois dele: Habitai na terra; e quando a promessa da próxima vida se cumprir, reunir-vos-emos a ambos para julgamento.
Maria
[19.58] Estes são aqueles a quem Allah concedeu favores, dentre os profetas da semente de Adão, e daqueles que carregamos com Nuh, e da semente de Ibrahim e Israel, e daqueles a quem guiamos e escolhemos; quando as comunicações do Deus Beneficente foram recitadas para eles, eles caíram fazendo reverências e chorando.
Ta Ha
[20.47] Ide vós ambos ter com ele e dizei: Certamente somos dois apóstolos do vosso Senhor; portanto, envie os filhos de Israel conosco e não os atormente! Na verdade, trouxemos a você uma comunicação do seu Senhor, e a paz esteja com aquele que segue a orientação;
[20.48] Certamente nos foi revelado que o castigo certamente virá sobre aquele que rejeita e volta atrás.
[20.80] Ó filhos de Israel! na verdade, nós te livramos do teu inimigo, e fizemos uma aliança contigo no lado abençoado da montanha, e enviamos-te o maná e as codornizes.
[20.94] Ele disse: Ó filho de minha mãe! não me prendas pela barba nem pela cabeça; certamente tive medo de que dissesses: Causaste divisão entre os filhos de Israel e não esperaste pela minha palavra.
A peregrinação
[22.17] Certamente aqueles que acreditam e aqueles que são judeus e os sabeus e os cristãos e os magos e aqueles que se associam (outros com Allah) - certamente Allah decidirá entre eles no dia da ressurreição; certamente Allah é testemunha de todas as coisas.
[22.40] Aqueles que foram expulsos de suas casas sem justa causa, exceto que dizem: Nosso Senhor é Allah. E se Allah não tivesse repelido algumas pessoas por outras, certamente teriam sido demolidos claustros, igrejas, sinagogas e mesquitas nas quais o nome de Allah é muito lembrado; e certamente Allah ajudará aquele que ajuda a Sua causa; certamente Allah é Forte, Poderoso.
Os Poetas
[26.17] Então envia connosco os filhos de Israel.
[26.22] E é um favor que você me lembra que você escravizou os filhos de Israel?
[26.59] Mesmo assim. E nós os demos em herança aos filhos de Israel.
[26.197] Não é para eles um sinal de que os homens instruídos dos israelitas sabem disso?
A formiga
[27.76] Certamente este Alcorão declara aos filhos de Israel muitas das coisas em que eles diferem.
A adoração
[32.23] E certamente demos o Livro a Musa, por isso não tenhas dúvidas quanto ao recebimento dele, e fizemos dele um guia para os filhos de Israel.
O crente
[40.53] E certamente demos a orientação a Musa, e fizemos com que os filhos de Israel herdassem o Livro,
Ornamentos de Ouro
[43.59] Ele não era senão um servo a quem concedemos favor e fizemos dele um exemplo para os filhos de Israel.
A fumaça
[44.30] E certamente livramos os filhos de Israel do castigo humilhante,
O ajoelhamento
[45.16] E certamente demos o Livro, a sabedoria e a profecia aos filhos de Israel, e lhes demos as coisas boas, e os fizemos superar as nações.
Os montes de areia
[46.10] Dize: Já consideraste se isso vem de Allah, e não acreditas nisso, e se uma testemunha dentre os filhos de Israel deu testemunho de alguém semelhante, então ele acreditou, enquanto tu estás cheio de orgulho; certamente Allah não guia as pessoas injustas.
O Banimento
[59.2] Foi Ele Quem fez com que aqueles que não acreditavam nos seguidores do Livro saíssem de suas casas no primeiro banimento. Vocês não pensavam que eles iriam sair, enquanto eles estavam certos de que suas fortalezas os defenderiam contra Allah; mas Allah veio até eles de onde eles não esperavam e lançou terror em seus corações; demoliram suas casas com as próprias mãos e com as mãos dos crentes; portanto, aprenda uma lição, ó você que tem olhos!
[59.3] E se Allah não tivesse decretado para eles o exílio, Ele certamente os teria punido neste mundo, e no futuro eles sofrerão o castigo do fogo.
As classificações
[61.6] E quando Isa [Jesus], filho de Marium [Maria], disse: Ó filhos de Israel! certamente eu sou o apóstolo de Allah para vocês, verificando o que está diante de mim do Taurat e dando as boas novas de um apóstolo que virá depois de mim, cujo nome é Ahmad, mas quando ele veio até eles com argumentos claros, eles disseram: Isto é magia clara.
[61.7] E quem é mais injusto do que aquele que forja uma mentira contra Allah e é convidado para o Islam, e Allah não guia as pessoas injustas.
[61.14] Ó fiéis! sejam ajudantes (na causa) de Allah, como ~ Isa [Jesus] filho de Marium [Maria] disse aos (seus) discípulos: Quem são meus ajudantes na causa de Allah? Os discípulos disseram: Somos ajudantes (na causa) de Allah. Assim, um grupo dos filhos de Israel acreditou e outro não acreditou; então ajudamos aqueles que acreditaram contra o seu inimigo, e eles se tornaram superiores.
A Congregação
[62.6] Dize: Ó vocês que são judeus, se vocês pensam que são os favoritos de Allah, com exclusão de outras pessoas, então invoquem a morte. Se vocês forem verdadeiros.
https://www.jewishvirtuallibrary.org/references-to-jews-in-the-koran