ISLAM: Hamas e Jihad Islâmica Encontram Líderes Iranianos em Teerã
Líderes das organizações terroristas palestinas apoiadas pelo Irã, Hamas e Jihad Islâmica (IJ), se reuniram esta semana com o presidente iraniano Ebrahim Raisi.
FOUNDATION FOR DEFENSE OF DEMOCRACIES
Flash Brief - 20 JUNHO, 2023
TRADUZIDO POR GOOGLE - ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.fdd.org/analysis/2023/06/20/hamas-and-islamic-jihad-meet-iranian-leaders-in-tehran/
Ultimos desenvolvimentos
Líderes das organizações terroristas palestinas apoiadas pelo Irã, Hamas e Jihad Islâmica (IJ), se reuniram esta semana com o presidente iraniano Ebrahim Raisi. O chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh, se reuniu com Raisi em 20 de junho, atualizou Raisi sobre a situação em Gaza e na Cisjordânia e agradeceu o apoio do Irã. Haniyeh chegou ao Irã em 19 de junho, acompanhado por uma delegação que incluía o vice-chefe do Hamas, Saleh al-Arouri, e se reuniu no mesmo dia com Ali Akbar Ahmadian, o recém-nomeado secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.
Também em 19 de junho, o chefe do IJ baseado no Líbano, Ziad Nakhaleh - em Teerã desde a semana passada - visitou Raisi. Cinco dias antes, Nakhaleh se encontrou com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que parabenizou Nakhaleh pela “vitória” de IJ sobre Israel durante o conflito no início de maio. “O inimigo sionista”, disse Khamenei, “está em uma posição de passividade e reação, e esta situação mostra que a Jihad Islâmica Palestina e os grupos de resistência identificaram corretamente o caminho e estão avançando nessa direção com prudência”.
Análise especializada
“Não é coincidência que os líderes de duas organizações terroristas palestinas estejam simultaneamente em Teerã se reunindo com seu principal benfeitor. Para levar o terror aos israelenses e minar a Autoridade Palestina, o Irã tornou uma prioridade estratégica armar e financiar organizações terroristas palestinas na Cisjordânia. Enquanto o Hamas, a Jihad Islâmica e outras facções palestinas desempenham um papel significativo na revolta armada de mais de dois anos na Cisjordânia, o apoio iraniano é, em última análise, o contribuinte mais crítico para a violência”. — Joe Truzman, analista de pesquisa do Long War Journal da FDD
“O Irã continua sendo o principal patrono do Hamas e da Jihad Islâmica. O regime tradicionalmente fornece dinheiro, armas, treinamento e outras assistências importantes. Nos últimos anos, essa assistência também inclui a coordenação entre grupos terroristas, com o objetivo de formar uma coalizão terrorista contínua lutando contra Israel, apoiada por táticas e estratégias que dão aos grupos uma chance melhor de desferir golpes contra Israel. Essa coordenação só parece estar se aprofundando.” — Jonathan Schanzer, vice-presidente sênior de pesquisa da FDD
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
Hamas e Jihad Islâmica são financiados pelo Irã
Nakhaleh disse durante uma entrevista em 19 de abril que o Irã fornece ao Hamas cerca de US$ 150 milhões anualmente, totalizando bilhões de dólares nos últimos 30 anos. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o Irã também fornece dezenas de milhões de dólares para o IJ menor.
Arouri recruta terroristas na Cisjordânia
A reunião no Irã coincidiu com um ataque terrorista perto da cidade de Eli, na Cisjordânia, onde dois atiradores afiliados ao Hamas mataram quatro pessoas e deixaram outras quatro feridas durante um tiroteio em um posto de gasolina. Homens armados do Hamas e do IJ entraram em confronto com as forças israelenses em Jenin um dia antes.
Arouri tem sido o homem-chave do Hamas na Cisjordânia, onde a influência do grupo terrorista cresceu devido à fraqueza da Autoridade Palestina de Mahmoud Abbas. Arouri recrutou ativamente membros do Hamas no território, causando um aumento na violência. Arouri também liderou a construção da infraestrutura militar do Hamas no Líbano com a ajuda do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, com o objetivo de atrair Israel para um conflito multifrontal.
Análise Relacionada
LINKS NO ORIGINAL
“Mapeando o terrorismo na Cisjordânia”, de Joe Truzman
“A estratégia multifrontal do Irã contra Israel”, de Jonathan Schanzer
“Terroristas palestinos matam pelo menos quatro em tiroteio na Cisjordânia,” FDD Flash Brief
“Israel implanta helicóptero para confronto na Cisjordânia,” FDD Flash Brief