Israel ataca o Iêmen durante discurso do líder Houthi
Os ataques ocorreram enquanto o líder Houthi, Abdul-Malik al-Houthi, fazia um discurso televisionado.
TPS e equipe United with Israel - 26 DEZ, 2024
Ataques aéreos israelenses estão atingindo o Aeroporto Internacional de Sanaa e portos iemenitas. Os ataques ocorreram enquanto o líder Houthi Abdul-Malik al-Houthi fazia um discurso televisionado.
De acordo com o Israel National News , os alvos israelenses incluíam o porto de Hudaydah e uma usina de energia em Haziz, ao sul da capital.
Autoridades israelenses ainda não comentaram, mas a Sky News citou uma fonte israelense confirmando o ataque.
Na quarta-feira, ao acender a vela da primeira noite de Hanukkah, o primeiro-ministro Netanyahu disse : “Acendemos a primeira vela de Chanukah para comemorar a vitória dos Macabeus daquela época e a vitória dos Macabeus de hoje”, disse Netanyahu.
“Assim como então – nós desferimos golpes nos opressores e naqueles que pensaram que cortariam o fio de nossas vidas aqui, então isso se aplicará a todos.
“Os Houthis também aprenderão o que o Hamas, o Hezbollah, o regime de Assad e outros aprenderam, e mesmo que leve tempo, essa lição será aprendida em todo o Oriente Médio. Eu lhes digo, naqueles dias, neste momento”, ele acrescentou, referindo-se à liturgia de Chanukah.
As defesas aéreas israelenses interceptaram um míssil balístico disparado pelos houthis do Iêmen nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, a segunda noite consecutiva em que moradores de Tel Aviv foram forçados a se abrigar.
As Forças de Defesa de Israel disseram que o míssil foi abatido antes de atingir o espaço aéreo israelense.
Magen David Adom disse que os socorristas disseram ter tratado nove pessoas por ferimentos sofridos enquanto seguiam para espaços protegidos e outras duas por ataques de pânico.
O míssil foi o quarto disparado pelos Houthis apoiados pelo Irã em uma semana.
Na terça-feira, o ministro da Defesa, Israel Katz, ameaçou assassinar líderes Houthis.
“Assim como cuidamos de Sinwar em Gaza, Haniyeh em Teerã e Nasrallah em Beirute, lidaremos com os chefes dos Houthis em Sana'a ou em qualquer lugar do Iêmen”, disse ele.