Israel está prestes a atacar o programa nuclear do Irã – relatório
Alto diplomata europeu afirma que Israel já decidiu bombardear instalações nucleares iranianas, e potências europeias entram em contato com o governo Trump na tentativa de pressionar Israel a adiar
Equipe do World Israel News - 20 JAN, 2025
O governo israelense definiu um plano para atacar as instalações nucleares do Irã em algum momento no futuro próximo, afirma um alto diplomata europeu.
Na sexta-feira, o meio de comunicação saudita Al Arabiya informou que as potências europeias estão cada vez mais preocupadas com a possibilidade de Israel tentar bombardear instalações nucleares iranianas após a posse do presidente eleito Donald Trump na segunda-feira.
Vários governos europeus, de acordo com o relatório, entraram em contato com a equipe de transição de Trump, na esperança de obter o apoio do novo governo para pressionar Israel a não realizar os ataques planejados.
Um alto diplomata europeu disse ao veículo que Israel já decidiu sobre os ataques, após meses de deliberações.
“Acreditamos que Israel tomou a decisão de atacar após os acontecimentos no Oriente Médio nos últimos meses”, disse o diplomata, segundo a citação.
A fonte não afirmou que os ataques israelenses são iminentes, mas enfatizou a ansiedade entre os líderes europeus em relação à perspectiva de tais ataques aéreos em um futuro próximo.
Após os ataques Houthis, Israel atacará diretamente o Irã?
Representantes da Alemanha, França e Grã-Bretanha conversaram com o Irã na última segunda-feira sobre o programa nuclear de Teerã, após conversas discretas em novembro passado.
No mês passado, Grã-Bretanha, França e Alemanha expressaram “extrema preocupação” com as crescentes capacidades de enriquecimento de urânio do Irã.
Após a eleição do presidente eleito Donald Trump em novembro, o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan teria informado o presidente Joe Biden sobre as opções de ataques americanos às instalações nucleares do Irã, caso Teerã tentasse um ataque nuclear repentino.
Considerando os atuais níveis de enriquecimento de urânio, estima-se que o programa nuclear do Irã esteja a apenas uma semana de atingir o nível de enriquecimento de urânio necessário para uma bomba atômica.