Israel revela o primeiro computador quântico construído internamente
Tradução: Heitor De Paola
O primeiro computador quântico construído domesticamente em Israel já está operacional. O computador quântico de 20 qubits é o produto de um esforço colaborativo entre a Universidade Hebraica de Jerusalém, a Autoridade de Inovação de Israel, a Israel Aerospace Industries (IAI) e a Yissum, uma empresa acadêmica de transferência de tecnologia.
O poderoso supercomputador foi desenvolvido para aplicações civis e relacionadas à segurança.
Israel se posicionou como líder global no campo de rápido avanço das tecnologias de computação quântica.
O diretor da Universidade Hebraica, Yishai Fraenkel, declarou que o supercomputador reforçaria a posição de Israel como uma potência científica e tecnológica global. Esse status foi significativamente aprimorado por meio de colaboração próxima entre a academia, autoridades governamentais e o setor de tecnologia avançada de Israel.
SIGA-ME NO TELEGRAM: https://t.me/HeitorDePaola
Cobertura diária da guerra do Oriente Médio com as melhore fontes, guerra Rússia/OTAN, política internacional, EUA
“A equipe de pesquisa que trabalha neste projeto ambicioso está entre as melhores da Universidade Hebraica. A natureza colaborativa e multidisciplinar deste projeto produzirá resultados críticos para a pesquisa e reforçará o status científico e tecnológico de Israel”, afirmou Fraenkel.
“À medida que a Universidade Hebraica entra em seu 100º aniversário, esta conquista se alinha com nossa missão fundadora: desde o estabelecimento do primeiro instituto de pesquisa científica de Israel em 1925 no campus do Monte Scopus em Jerusalém até o lançamento do primeiro computador quântico do país”, ele continuou.
O CEO da Autoridade de Inovação de Israel, Dror Bin, enfatizou a importância do supercomputador para o status de Israel entre as principais nações tecnológicas do mundo.
“Embora o desenvolvimento do computador quântico ainda tenha um longo caminho a percorrer, ele traz consigo um tremendo potencial tecnológico para aprimorar o poder de computação disponível para a humanidade, acelerando o processo de P&D em uma escala sem precedentes. Esse poder terá um impacto dramático na ciência e na indústria global de alta tecnologia”, avaliou Bin.
Apesar da intensa corrida global por computadores quânticos, o CEO da IAI, Boaz Levy, argumentou que o desenvolvimento de supercomputadores acabará beneficiando toda a humanidade, à medida que se funde com tecnologias de ponta, como inteligência artificial e tecnologia cibernética.
“As tecnologias quânticas estão definidas para elevar fundamentalmente as capacidades humanas em uma ampla gama de campos. A IAI tem orgulho de liderar Israel para se tornar uma potência quântica global. Nos últimos anos, a IAI desenvolveu iniciativas em robótica, autonomia, segurança cibernética e inteligência artificial, integrando-as em nossas linhas de negócios, algumas em colaboração com startups e academia”, afirmou Levy.
“Manter a força das indústrias de defesa de Israel depende de parcerias entre academia, startups, indústria e órgãos governamentais”, continuou ele.
Levy disse que “para vencer em campos de batalha futuros, Israel precisa de tecnologias avançadas. A missão da IAI é ficar um passo à frente de nossos adversários, antecipar ameaças emergentes e desenvolver soluções antes mesmo que essas ameaças se materializem.”
Em junho, a Autoridade de Inovação de Israel anunciou a abertura do Centro Israelense de Computação Quântica (IQCC) na Universidade de Tel Aviv.
Conhecida como a “Nação das Startups”, Israel se tornou um dos principais centros de tecnologia do mundo, fora do Vale do Silício, na Califórnia.
Em maio de 2023, a gigante tecnológica norte-americana, NVIDIA, revelou sua intenção de investir milhões de dólares na construção de um supercomputador israelense chamado “Israel-1”, que deverá se tornar um dos computadores mais poderosos do mundo.
https://www.israpundit.org/israel-unveils-first-domestically-constructed-quantum-computer/