Isso não pode ser bom: Coreia do Norte lança primeiro ‘submarino de ataque nuclear tático’
A agência de notícias estatal KCNA anunciou na sexta-feira que o lançamento faz parte do esforço da Coreia do Norte para fortalecer a sua força naval.
SLAY NEWS
Frank Bergman - 8 SET, 2023
A Coreia do Norte acaba de revelar o seu primeiro “submarino tático de ataque nuclear”, enquanto a nação eremita pressiona para nuclearizar a sua marinha.
Ao lançar o armamento nuclear da marinha norte-coreana, o líder Kim Jong-Un revelou que o novo submarino se chama “Herói Kim Kun Ok”.
A agência de notícias estatal KCNA anunciou na sexta-feira que o lançamento faz parte do esforço da Coreia do Norte para fortalecer a sua força naval.
Kim Jong-Un participou da cerimônia de lançamento do submarino na quarta-feira, segundo a KCNA.
Para lançar o novo submarino, o governo realizou uma cerimônia festiva que envolveu confetes e balões.
Durante a cerimónia, Kim Jong-Un sublinhou “o plano estratégico e táctico para melhorar continuamente a modernidade das forças subaquáticas e de superfície e avançar com o armamento nuclear da Marinha no futuro”.
Na quinta-feira, o líder norte-coreano inspecionou o submarino enquanto se preparava para um cruzeiro de teste.
De acordo com Jong-Un, o Submarino N.º 841, também conhecido como “Herói Kim Kun Ok”, cumprirá a sua missão de combate como “um dos principais meios ofensivos subaquáticos da força naval” da Coreia do Norte.
A mídia estatal disse que o submarino foi designado para a frota que patrulha as águas entre a península coreana e o Japão.
Não ficou imediatamente claro com quais mísseis o novo submarino estaria armado.
No entanto, a Coreia do Norte testou vários mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs) de longo alcance.
A nação também disparou SLBMs de curto alcance e mísseis de cruzeiro que podem ser disparados de submarinos.
A Coreia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas apenas o submarino experimental de mísseis balísticos 8.24 Yongung (Herói de 24 de Agosto) é conhecido por ter lançado um míssil.
De acordo com os militares sul-coreanos, o submarino foi lançado no estaleiro Sinpo, no sul da Coreia do Norte.
Kim Inae, porta-voz do Ministério da Unificação de Seul, que cuida dos assuntos intercoreanos, disse que a ação da Coreia do Norte foi “deplorável”.
Ela expressou a sua consternação por Kim Jong-Un canalizar os seus recursos limitados para o desenvolvimento de armas, ignorando a situação do seu povo empobrecido.
Acredita-se que o povo norte-coreano esteja sofrendo de pobreza e fome generalizadas.
Quando questionado se a Rússia pode ter ajudado a Coreia do Norte no seu novo submarino, o porta-voz não deu uma resposta específica.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >