As regras de os seus esquemas violam a Lei Sherman e prejudicaram os consumidores
Em um golpe para a gigante da tecnologia Google, uma atitude que pode ser um prelúdio para o colapso da gigante máquina de fazer dinheiro, um juiz federal concluiu que ela opera um monopólio ilegal em dois mercados relacionados à tecnologia de publicidade digital.
A decisão da juíza distrital Leonie Brinkema, na Virgínia, concluiu que o Google está violando a Lei Sherman porque domina o mercado de servidores de anúncios de editores on-line e o mercado de troca de anúncios que conecta compradores de anúncios a vendedores.
Uma reportagem do New York Post disse que o juiz concluiu que as condutas da empresa "prejudicaram substancialmente" os clientes.
O juiz escreveu: "O Google consolidou ainda mais seu poder de monopólio ao impor práticas anticompetitivas a seus clientes e eliminar recursos desejáveis de seus produtos".
A decisão continuou: "Além de privar os rivais da capacidade de competir, essa conduta excludente prejudicou substancialmente os clientes editores do Google, o processo competitivo e, em última análise, os consumidores de informações na web aberta".
O relatório explicou que o Departamento de Justiça expressou o desejo de que o tribunal force o Google a vender suas operações de publicidade digital, incluindo o Google Ad Manager.
"Soluções" serão abordadas em uma segunda fase do julgamento.
O Post explicou: "A decisão é mais um grande golpe legal para o Google. No ano passado, um juiz federal decidiu em um caso separado que o Google tem um monopólio ilegal sobre o mercado de buscas online."
Bob Unruh ingressou no WND em 2006, após quase três décadas na Associated Press e em diversos jornais do Alto Centro-Oeste, onde cobriu de tudo, desde batalhas legislativas e esportes a tornados e sobreviventes homicidas. Atualmente, ele é editor de notícias do WND News Center e também fotógrafo, cujo trabalho de cenários tem sido usado comercialmente.