Juiz federal rejeita ação alegando que Trump não pode concorrer ao cargo sob a 14ª Emenda
O juiz decidiu que Caplan não tinha prejuízo legal específico para abrir uma ação federal contra o ex-presidente e a 14ª Emenda.
JUST THE NEWS
Charlotte Hazard - 1 SETEMBRO, 2023
Um juiz federal rejeitou uma ação movida por um advogado tributário da Flórida que alegava que o ex-presidente Donald Trump não poderia concorrer ao cargo com base no fomento de uma insurreição.
O juiz Robin L. Rosenberg decidiu que Lawrence Caplan, que apresentou a contestação, não tinha nenhum dano legal específico para iniciar uma ação federal em relação ao ex-presidente e à 14ª Emenda.
“Os demandantes não têm legitimidade para contestar as qualificações do réu para concorrer à presidência, uma vez que os ferimentos alegados não são reconhecíveis e não são específicos deles”, escreveu o juiz, de acordo com o The Washington Times.
Caplan argumentou no seu processo que uma cláusula da 14ª emenda que diz que aqueles que “se envolveram em insurreição ou rebelião” contra o governo não podem ocupar cargos.
“O resultado final aqui é que o presidente Trump se envolveu em uma insurreição e também deu ajuda e conforto a outros indivíduos que estavam envolvidos em tais ações, dentro do significado claro dos termos definidos na Seção Três da 14ª Emenda”, escreveu Caplan. no processo, citando o motim de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, de acordo com The Hill.
Livro de HEITOR DE PAOLA - RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - Os Comunistas, Fabianos e Nazistas
“Supondo que os registros públicos até o momento sejam precisos e não tenhamos provas em contrário, Trump não é mais elegível para concorrer ao cargo de Presidente dos Estados Unidos ou de qualquer outro estado da União”, continuou ele.
O professor emérito da Faculdade de Direito de Harvard, Alan Dershowitz, levantou dúvidas sobre a noção de que Trump não pode concorrer por causa da 14ª Emenda, dizendo que é um “grave perigo” para a Constituição.
“Isso colocaria a decisão sobre quem é o presidente nas mãos dos secretários de Estado locais e dos governadores democratas, em vez de nas mãos do povo”, disse Dershowitz em entrevista ao programa de TV “Just the News, No Noise”. .
A partir de agora, Trump ainda é, de longe, o favorito para a nomeação do Partido Republicano para presidente, com base nas pesquisas atuais.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >