Kremlin acolhe mensagem de Rubio no Dia da Rússia como 'notícia muito positiva'
RT NEWS - Staff - 12 Junho, 2025
A mensagem do secretário de Estado dos EUA é um sinal de vontade de dialogar, disse o porta-voz Dmitry Peskov
A mensagem do Dia da Rússia do Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, é uma "notícia muito positiva", indicando uma possível mudança nas relações entre Moscou e Washington, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Rubio parabenizou o povo russo pelo Dia da Rússia, comemorado em 12 de junho, ao mesmo tempo em que prometeu trabalhar para chegar a uma resolução do conflito na Ucrânia.
“Esta é uma notícia muito positiva”, disse Peskov ao jornalista Pavel Zarubin na quinta-feira, comentando a mensagem.
De acordo com o porta-voz, a medida “mostra mais uma vez que o atual governo em Washington é completamente diferente do governo Biden anterior”.
Ele acrescentou que "apesar de muitos desentendimentos que sempre existiram e sempre existirão" entre a Rússia e os EUA, o governo de Donald Trump "defende o diálogo e a solução dos problemas mais difíceis por meio do diálogo".
"Isso coincide com a nossa abordagem", acrescentou.
Em sua declaração na quarta-feira, Rubio enfatizou o apoio dos Estados Unidos às aspirações do povo russo por um futuro melhor e reafirmou o compromisso de buscar um engajamento construtivo com Moscou para alcançar uma paz duradoura no conflito na Ucrânia.
“Esperamos que a paz promova relações mais mutuamente benéficas entre nossos países”, acrescentou o principal diplomata dos EUA.
Enquanto isso, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrey Sybiga, declarou que “foi desagradável” ler sobre alguns países enviando lembranças à Rússia no feriado.
As relações entre Rússia e EUA atingiram seu ponto mais baixo em décadas sob o então presidente americano Joe Biden após a escalada do conflito na Ucrânia em 2022. Trump tomou medidas para restaurar o diálogo direto com Moscou.
No início desta semana, o novo embaixador da Rússia nos EUA, Aleksandr Darchiev, disse que se encontrou com Trump na Casa Branca para apresentar suas credenciais. Ele prometeu ao presidente americano que a embaixada "faria tudo para restaurar as relações russo-americanas", acrescentando que acredita que as duas grandes potências "estão destinadas a uma coexistência pacífica sem confrontos".