Lee Jae-myung e Xi Jinping reafirmam laços em primeiro telefonema
O presidente Lee Jae-myung fala com Xi na terceira ligação desde que assumiu o cargo
Tradução: Heitor De Paola
O presidente sul-coreano Lee Jae-myung conversou por telefone com o presidente chinês Xi Jinping na manhã de 10 de junho, informou o gabinete presidencial.
Segundo o gabinete, a ligação começou às 11h30 e durou 30 minutos. Xi parabenizou Lee por sua vitória eleitoral e expressou sua disposição de trabalhar com o novo governo para fortalecer a parceria entre Coreia do Sul e China. Em resposta, Lee agradeceu a Xi pela mensagem de felicitação e disse esperar que os dois países promovam intercâmbios em diversos setores — como economia, segurança, cultura e laços interpessoais — com base no benefício mútuo e na igualdade.
O gabinete presidencial também afirmou que ambos os líderes concordaram com a necessidade de uma cooperação estreita entre a Coreia do Sul e a China — países que presidem a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) neste e no próximo ano — para garantir o sucesso da realização da Cúpula da APEC em Gyeongju ainda este ano. Lee convidou Xi para participar da cúpula e afirmou estar ansioso para participar de discussões significativas para o avanço dos laços bilaterais.
Lee também pediu o papel construtivo da China nos assuntos regionais. Segundo o gabinete, Xi respondeu afirmando que a paz e a estabilidade na Península Coreana atendem aos interesses comuns de ambos os países e que a China se esforçará para resolver os problemas e garantir a estabilidade na região. O gabinete acrescentou que a conversa foi realizada em um ambiente amigável, refletindo a experiência compartilhada dos líderes em governos locais, e que os dois países concordaram em manter uma comunicação estreita em diversos setores.
A emissora estatal chinesa China Central Television (CCTV) também noticiou a ligação como notícia de última hora. Segundo a CCTV, ambos os líderes concordaram que a Coreia do Sul e a China devem respeitar os interesses e as principais preocupações uma da outra.
A agência de notícias chinesa Xinhua citou Xi dizendo durante a ligação: "Mais uma vez, parabenizo você pela sua vitória eleitoral. China e Coreia do Sul são vizinhos próximos que não podem ser separados." Em resposta, Lee disse: "Coreia do Sul e China são geograficamente próximas, têm uma longa história de intercâmbio e mantêm laços estreitos na economia, no comércio e na cultura."
Lee acrescentou: "Sob a liderança do Presidente Xi, a China alcançou um progresso tremendo, o que é realmente impressionante. Dou grande importância à relação Coreia do Sul-China e trabalharei com o lado chinês para aprofundar as relações de boa vizinhança, fortalecer o entendimento mútuo entre nossos povos e gerar mais resultados por meio da cooperação", segundo a Xinhua.
Xi, por sua vez, afirmou que os dois países devem garantir a estabilidade e a fluidez das cadeias de suprimentos e acrescentou que o relacionamento deve continuar a se desenvolver no caminho certo. Refletindo sobre 33 anos de relações diplomáticas, Xi afirmou que os dois países avançaram no intercâmbio e na cooperação em diversas áreas, apesar das diferenças ideológicas e de sistemas políticos, alcançando benefícios mútuos e desenvolvimento compartilhado. Ele afirmou que um relacionamento saudável, estável e aprofundado entre a Coreia do Sul e a China está alinhado com as tendências da atualidade, atende aos interesses fundamentais de ambos os povos e contribui para a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais e globais.
Xi também afirmou que os dois países devem manter o espírito original dos laços diplomáticos, manter o firme compromisso com a cooperação de boa vizinhança e buscar benefícios mútuos para elevar a parceria estratégica de cooperação a um patamar mais alto e proporcionar maior bem-estar aos seus cidadãos. Ele acrescentou que ambas as nações devem injetar mais segurança em um cenário regional e global cada vez mais turbulento, informou a Xinhua.
A ligação do presidente Lee com Xi marcou sua terceira conversa telefônica com um líder estrangeiro desde que assumiu o cargo em 4 de junho. Ele conversou anteriormente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 6 de junho, e com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, em 9 de junho. A sequência de conversas é semelhante à das ex-presidentes Park Geun-hye e Yoon Suk-yeol, que também realizaram suas primeiras ligações na ordem Estados Unidos, Japão e China. O ex-presidente Moon Jae-in, por outro lado, conversou primeiro com o presidente dos EUA, seguido por Xi e, por último, com o então primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
https://www.chosun.com/english/national-en/2025/06/10/RXCJ3WU5HFCX5B5NCT4JXEQT6U/
Li no Jornal World Times Japan de ontem que há sul coreanos dizendo que vão pedir asilo político no Japão.