Legisladores de quase todos os estados pedem ao Congresso que retire o financiamento da Planned Parenthood
LIFE NEWS - Jaryn Crouson - 12 MAIO, 2025
Legisladores pró-vida de todo o país estão exigindo que o Congresso ponha fim ao financiamento federal para a Planned Parenthood, convocando os republicanos a usar sua "tríade" em Washington.
A carta , enviada ao líder da maioria no Senado, John Thune, ao presidente da Câmara, Mike Johnson, ao senador de Idaho, Mike Crapo, e ao deputado do Kentucky, Brett Guthrie, e assinada por 183 legisladores, insta a liderança republicana a incluir uma medida para desfinanciar o "Big Abortion" no projeto de lei de reconciliação orçamentária, cuja votação está marcada para terça-feira. A Planned Parenthood arrecada dezenas de milhões dos contribuintes todos os anos, de acordo com seus relatórios anuais, realizando cerca de 400.000 abortos entre 2021 e 2022.
“Como legisladores estaduais pró-vida de todo o país, membros da Rede Nacional de Líderes Pró-Vida, estamos profundamente preocupados com a forma como grandes empresas de aborto, como a Planned Parenthood, se aproveitam de crianças ainda não nascidas e prejudicam mulheres, ao mesmo tempo em que recebem centenas de milhões de dólares dos contribuintes americanos”, diz a carta, inicialmente compartilhada com a Daily Caller News Foundation. “Com uma tríade republicana em Washington, é hora de usar o processo de conciliação orçamentária para desfinanciar grandes empresas de aborto, como a Planned Parenthood.”
A carta também cita vários casos de abortos malsucedidos ocorridos na Planned Parenthood e a deterioração das condições nas clínicas, que tiveram resultados desastrosos. Em um caso, um bebê nunca foi retirado do útero de uma mulher, e a mulher posteriormente deu à luz a uma criança que faleceu rapidamente, de acordo com o The New York Times. Em uma clínica no Nebraska, em 2022, um profissional de aborto negligenciou o fato de uma mulher estar grávida de quatro meses antes de inserir um DIU, levando-a a dar à luz um bebê natimorto poucas horas depois.
Clique aqui para se inscrever para receber alertas de notícias pró-vida do LifeNews.com
“A Planned Parenthood tem se oposto regularmente aos requisitos básicos de saúde e segurança para suas instalações, ao mesmo tempo em que oferece atendimento precário”, diz a carta. “As mulheres merecem mais do que isso. Mulheres e meninas podem receber atendimento melhor e mais abrangente em Centros de Saúde Federalmente Qualificados e centros de saúde comunitários, que superam em muito o número de Planned Parenthoods.”
O estado do Missouri está processando a Planned Parenthood por supostamente ajudar um homem a traficar uma menina de 13 anos através das fronteiras estaduais para fazer um aborto sem o conhecimento dos pais.
“A defesa da vida sempre foi uma grande questão para mim; é algo em que acredito profundamente, e sempre fiquei muito decepcionada com o fato de verbas federais serem destinadas a apoiar uma organização como a Planned Parenthood, que está alegremente destruindo vidas e bebês”, disse a deputada republicana da Pensilvânia, Kathy Rap, ao DCNF. “Acredito que é hora de enviar uma mensagem forte aos nossos líderes do Congresso, tanto na Câmara e no Senado quanto ao governo, de que a maioria do povo americano não quer financiar a Planned Parenthood quando as mulheres têm outros recursos que podem buscar para financiar a saúde pré-natal e a saúde materna. Não acredito que a maioria dos nossos cidadãos queira apoiar uma organização cujo objetivo principal é realizar abortos.”
A Planned Parenthood não respondeu ao pedido de comentário do DCNF.
Nota do LifeNews: Jaryn Crouson escreve para o Daily Caller. O conteúdo criado pela Daily Caller News Foundation está disponível gratuitamente para qualquer editor de notícias qualificado que possa atender a um grande público.