Liberdade de imprensa ameaçada na Ucrânia
Tradução do Inglês: Heitor De Paola
Olá de Kyiv, Ucrânia!
Esta é Olga Rudenko, editora-chefe do Kyiv Independent.
Se você está inscrito nesses e-mails há algum tempo, sabe que se sou eu de novo, abrindo caminho desajeitadamente em suas caixas de entrada, o assunto deve ser sério. Estamos enviando a você um e-mail de novo, só para o caso de você ter perdido da primeira vez.
Estou escrevendo para falar sobre uma questão que me interessa profundamente e que você deve acompanhar se se importa com o futuro da Ucrânia: a liberdade de imprensa .
Recentemente, publicamos uma história que pode facilmente passar despercebida entre todos os relatórios de guerra, mas vale a pena prestar atenção. É uma reportagem sobre o estado da liberdade de imprensa na Ucrânia. Aqui está o link para você . [N. do T.: sairá traduzido amanhã neste substack]
Em poucas palavras, a situação é alarmante. Aqui está o que você precisa saber:
Como você sabe, a Ucrânia está lutando uma guerra de sobrevivência. O que está em jogo nessa guerra é nosso direito de definir nosso próprio futuro, de ser integrado ao mundo ocidental. Essencialmente, estamos lutando para ser tudo o que a Rússia não é: uma democracia e um país livre.
Nada disso será possível se perdermos a imprensa livre. Sem ela, não haveria ninguém para responsabilizar os que estão no poder, os críticos serão silenciados e, a partir daí, é um caminho rápido para a autocracia.
Hoje, a guerra está ameaçando a sobrevivência da imprensa livre na Ucrânia. E o que é mais preocupante, nem todas as ameaças vêm da Rússia.
Atores ruins dentro da Ucrânia estão tentando usar a guerra e as ferramentas que ela lhes concede para limitar a liberdade de imprensa. Eles frequentemente disfarçam suas ações como limitações necessárias de tempo de guerra que garantem a segurança nacional, mas na realidade eles têm como alvo principal jornalistas independentes que revelam corrupção governamental.
Nós do Kyiv Independent também sentimos alguma atenção indevida da polícia ucraniana. Foi perturbador, mas não nos deixou menos comprometidos em continuar fazendo nosso trabalho e trazendo notícias verdadeiras da Ucrânia para o mundo.
A boa notícia é que os jornalistas independentes ucranianos estão dando uma boa luta. Eles enfrentam a pressão, investigam seus próprios agressores e demonstram uma resiliência notável. Parte disso é descrito em nossa história . É realmente inspirador.
O que você pode fazer para ajudar? Eu o encorajo a apoiar jornalistas ucranianos independentes de qualquer forma que esteja disponível para você: doando para suas arrecadações de fundos, compartilhando suas histórias e até mesmo escrevendo uma nota de apoio para e-mails editoriais. Mostre a eles que eles não estão sozinhos nessa luta.
Nós do Kyiv Independent também precisamos do seu apoio. Somos financiados por nossos membros, e mais membros significam mais recursos para escrever histórias, filmar reportagens e investigar crimes de guerra russos.
Atualmente, estamos tentando atingir a meta de 12.000 membros, e precisamos de cerca de 200 pessoas para chegar lá. Será um marco muito significativo para a equipe quando chegarmos lá.
TORNE-SE NOSSO MEMBROAPOIE-NOS APENAS UMA VEZ
Obrigado por estar conosco e nos capacitar a defender nossas liberdades.
MelhoBest regards,
Olga Rudenko
Editor chefe
The Kyiv Independent