Líderes lideram: DeSantis sobre deportação
O melhor governador do país planeja dar o exemplo para os outros 49 ajudando Donald Trump a executar seu programa de deportação de imigrantes ilegais.
Douglas Andrews - 17 JAN, 2025
Que diferença um ano faz. Mais importante, que diferença um governador faz.
Parece que foi ontem que Gavin Newsom estava em alta, fazendo uma campanha presidencial paralela contra Joe Biden enquanto continuamente proclamava que não estava fazendo nada do tipo. Então, em 30 de novembro de 2023, o democrata da Califórnia perfeitamente penteado teve seu relógio limpo em um debate com Ron DeSantis da Flórida.
Hoje, o sul da Califórnia está literalmente em chamas , e as aspirações de Newsom por cargos mais altos foram por água abaixo .
Enquanto isso, o Melhor Governador do País™, DeSantis, continua a arrasar e a escolher nomes — gerenciando a recuperação após o furacão , reprimindo a Woke Disney , nomeando um novo senador e se preparando para ajudar Donald Trump a implementar sua agenda de deportação de imigrantes ilegais.
Diante de um cenário de xerifes e delegados locais em uma coletiva de imprensa em Winter Haven, DeSantis anunciou na quarta-feira uma série de propostas para posicionar a Flórida "para executar rapidamente o mandato do presidente eleito Donald Trump de combater a imigração ilegal". As propostas serão elaboradas e promulgadas em uma sessão legislativa especial que DeSantis convocou antes de sua sessão regularmente agendada para 4 de março.
“Como parte da sessão especial que convoquei para 27 de janeiro”, disse DeSantis, “uma semana após a posse do presidente Trump, estou pedindo ao legislativo que aproprie fundos para detenção, realocação, infraestrutura de transporte, apoio à polícia local e tudo o mais necessário para que a Flórida cumpra esta missão”.
Essa sessão especial aparentemente irritou alguns dos líderes republicanos do estado, o presidente da Câmara da Flórida, Danny Perez, e o presidente do Senado da Flórida, Ben Albritton, mas DeSantis não está se curvando. Afinal, temos um país para salvar.
“Você está basicamente dizendo”, disse DeSantis a repórteres curiosos, “depois de quatro anos de políticas de fronteira realmente destrutivas de Biden que é de alguma forma prematuro agir com um novo presidente chegando? Você está brincando comigo? Este é o momento de agir.”
Referindo-se àquele regime ruinoso de fronteiras abertas, DeSantis disse: “Na segunda-feira, temos uma oportunidade de fazer algo sobre isso, com a posse de Donald Trump como o 47º presidente. Não estamos abordando a nova administração de forma indiferente. Nós, na Flórida, temos um senso de urgência para cumprir esta missão, e a missão é muito simples: precisamos acabar com a crise da imigração ilegal de uma vez por todas nestes Estados Unidos da América.”
A legislação proposta por DeSantis inclui o seguinte:
Tornando obrigatória a participação máxima no programa de deportação delineado na Lei de Reforma da Imigração Ilegal e Responsabilidade do Imigrante de 1996, com penalidades para o não cumprimento, incluindo a suspensão de — como diremos isso? — funcionários estaduais pouco entusiasmados.
Estabelecer um crime estadual para entrada ilegal nos EUA e um processo de autodeportação.
Nomear um oficial dedicado para supervisionar a coordenação com as autoridades federais e o Programa de Transporte de Estrangeiros Não Autorizados, e expandir esse programa para deter e facilitar a deportação de imigrantes ilegais dos EUA.
Ampliar a definição legal de atividades relacionadas a gangues para incluir mais grupos de imigrantes ilegais perigosos e expandir a capacidade do estado de negar fiança a imigrantes ilegais presumindo que eles apresentam riscos de fuga.
Revogação da mensalidade de faculdade estadual para estudantes imigrantes ilegais.
“Embora a responsabilidade primária do governo federal seja fazer cumprir as leis de imigração do nosso país”, argumentou DeSantis, “na prática — considerando quantas pessoas entraram sob o governo Biden — se o presidente e o governo Trump não tiverem apoio dos governos estaduais e locais em todo o país, a política não será eficaz da forma ideal”.
Aqui, DeSantis está demonstrando a praticidade e a tenacidade que o tornam tão eficaz como governador. Líderes lideram, e outros governadores fariam bem em tomar nota. Trump também parece agradecido: “Obrigado, Ron”, ele postou no Truth Social, “espero que outros governadores sigam!”
“Devemos tornar a imigração ilegal ilegal novamente”, disse DeSantis.
Que ideia inovadora.