Lista Crescente de Países 'Prontos' para se Juntar aos F-16s para a Ucrânia
A Noruega e a Polônia são os últimos de uma lista crescente de países da OTAN que dizem estar prontos para começar a treinar pilotos ucranianos em caças F-16
ZERO HEDGE
TYLER DURDEN - 25 MAIO, 2023
https://www.zerohedge.com/geopolitical/growing-list-countries-ready-join-f-16s-ukraine-program
Depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a aprovação para permitir que os europeus forneçam caças ocidentais na cúpula do Grupo dos Sete da semana passada no Japão. Isso marcou uma reversão da política após meses de debate interno da administração.
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse esta semana que o treinamento já começou em vários países, e o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, disse que Varsóvia está "pronta".
"Estamos prontos. O lado polonês está pronto para treinar pilotos em aeronaves F-16. Esse treinamento ainda não começou", disse Blaszczak à AFP.
A ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, fez comentários semelhantes, citando uma lista crescente de países preparados para se juntar aos esforços de treinamento:
"É um esforço conjunto com a Dinamarca, Bélgica, Reino Unido e outros aliados, portanto, um esforço coordenado. Mas vamos acelerar agora que sabemos que temos luz verde", disse Ollongren.
E enquanto a Noruega ainda não decidiu se fornecerá algum de seus próprios F-16 para a Ucrânia, seu ministro da Defesa, Bjoern Arild Gram, anunciou na quarta-feira que também apoiará o programa de treinamento.
"O governo apóia esta iniciativa e está considerando como a Noruega pode contribuir junto com aliados e parceiros", disse Gram.
O governo norueguês não decidiu se a Noruega dará algum de seus jatos F-16 à Ucrânia, disse o ministro separadamente à emissora pública NRK.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS
Enquanto isso, a Rússia alertou sobre os "riscos colossais" de que essa medida poderia levar Moscou e o Ocidente a uma guerra direta. No entanto, pode levar mais de um ano ou dois para que os jatos F-16 se tornem realmente operacionais dentro da Ucrânia. Líderes ocidentais, incluindo Biden, rejeitaram os avisos do Kremlins.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na quarta-feira que seu país "vencerá" a guerra com caças ocidentais. Ele disse em seu vídeo noturno: "O primeiro F-16 ucraniano será um dos sinais mais fortes do mundo de que a Rússia só perderá por causa de sua agressão. Será mais fraco e ainda mais isolado."
“O principal é a velocidade no treinamento e no abastecimento – ou seja, o tempo entre as decisões na proteção real de nossos céus”, acrescentou. Mas, novamente, é provável que demore muito até que Kiev realmente consiga seu primeiro F-16, e muita coisa pode acontecer antes disso.