Londres é forçada a introduzir nova rota de ônibus 'para ajudar os judeus a se sentirem seguros quando viajam' à medida que o antissemitismo aumenta
O gabinete do prefeito disse que foi lançado após solicitações de organizações judaicas, que fizeram campanha por sua existência nos últimos 16 anos.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F604d1e6b-ba81-4b54-a5b3-aa615b3d6aca_900x506.jpeg)
GB NEWS
Holly Bishop - 3 SET, 2024
Uma nova linha de ônibus foi lançada em Londres para "ajudar os judeus a se sentirem seguros quando viajam", já que o antissemitismo aumentou na capital após o ataque do Hamas a Israel no ano passado.
O recém-lançado ônibus 310 circula entre Stamford Hill, em Hackney, e Golders Green, em Barnet, áreas com duas das maiores comunidades judaicas da cidade.
A nova rota, que opera diariamente das 7h às 19h, foi introduzida por Sadiq Khan como parte de uma promessa feita durante as eleições para prefeito de maio.
É a primeira vez que as duas áreas são ligadas por um serviço de ônibus direto.
O gabinete do prefeito disse que o projeto foi lançado após pedidos de organizações judaicas, que fazem campanha por sua existência há 16 anos.
O serviço - que custou £ 3,2 milhões - será executado por um período de teste de "pelo menos 12 meses", e os passageiros estão sendo incentivados a fornecer feedback sobre o serviço por meio de sua consulta.
Serão utilizados ônibus a diesel de um andar, com saídas a cada 20 minutos.
O prefeito disse que a nova rota “conecta comunidades, conecta congregações” e garantiria aos judeus londrinos que eles estariam “seguros ao viajar entre essas duas comunidades”.
“Ouvimos histórias de judeus londrinos sofrendo abuso verbal”, disse ele à BBC.
Entre outubro e julho, a Polícia Metropolitana registrou 2.065 incidentes de crimes de ódio antissemita, sendo 390 em Barnet e 250 em Hackney.
Khan disse: “Não quero que nenhum londrino tenha medo de sair de casa por estar preocupado com o transporte público.
“Acho que temos que reconhecer o medo que os londrinos que são judeus sentem, temos que reconhecer os tremores de ódio que são sentidos pelos judeus em todo o país.
“Temos que ser bons aliados dos nossos amigos e vizinhos judeus.”
![Polícia Metropolitana Polícia Metropolitana](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F479c4c2d-e50f-4539-8484-35ee3e61a77a_900x570.jpeg)
O rabino Dovid Lichtig, presidente-executivo da Interlink Foundation, disse: "Acolhemos com satisfação a introdução da nova linha de ônibus 310, que aumentará significativamente a conectividade entre nossas comunidades em Golders Green e Stamford Hill.
“Estendemos nossa apreciação ao Comissário da TfL e ao Prefeito de Londres por tornarem isso possível. Este serviço não é apenas sobre fornecer ônibus mais cedo e mais frequentes; é sobre unir as pessoas, melhorar o acesso a serviços essenciais e apoiar opções de viagens sustentáveis.”
Andrew Gilbert e Adrian Cohen, vice-presidentes do Conselho de Deputados dos Judeus Britânicos, disseram: “Em um período em que nossa comunidade está enfrentando um antissemitismo sem precedentes, qualquer medida que reforce a confiança dos indivíduos judeus no uso do transporte público é imensamente valorizada.
“Isso é algo que temos feito campanha por mais de 15 anos. Stamford Hill e Golders Green sempre foram centros da vida comunitária judaica no norte de Londres. Um serviço de ônibus direto conectando esses centros proporcionará benefícios substanciais à comunidade.”
O novo ônibus 310 seguirá as mesmas rotas do ônibus 210 que liga Brent Cross e Finsbury Park via Golders Green, Highgate Village e Archway, e o 253 entre Finsbury Park e Stamford Hill Broadway.