MAGA CIVIL WAR
Enquanto a maioria dos americanos trocava presentes em volta da árvore de Natal, seus tios extremamente conectados rolavam a tela para acompanhar uma guerra civil em formação na direita.
O debate centrou-se na questão dos vistos H1-B, destinados a trazer imigrantes qualificados para preencher empregos técnicos, que os críticos argumentam que deveriam ir para os americanos. Antes de prosseguirmos, vamos dar uma olhada em algumas movimentações relevantes da Polymarket nos últimos dias para contextualizar:
Chances de David Sacks fazer parte do governo Trump : caiu de 75% para 33%
Probabilidades de Vivek Ramaswamy sair da liderança do DOGE até julho: aumentaram de 12% para 17%
Probabilidades de Sriram Krishnan não ser nomeado coordenador de IA de Trump: 11% (novo mercado)
Probabilidades de Trump eliminar o visto H1-B em seus primeiros 100 dias: Estável em 9% (novo mercado)
Probabilidades de comentários de Trump sobre o debate sobre imigração hoje?: Caiu de 34% para 19%
Empregos federais eliminados por Elon / DOGE : <25K (a faixa mais baixa) aumentou para 37%
Escolha seu lutador
Como o debate ainda está quase totalmente restrito ao X, este artigo se baseia em postagens recentes para explicar o que está acontecendo.
Sriram Krishnan : A escolha de Krishnan, um ex-VC de tecnologia, por Trump como consultor sênior de IA em 22 de dezembro, desencadeou a controvérsia. Krishnan, em sua longa carreira no Vale do Silício, falou a favor da expansão do programa H1-B e da remoção do limite do país para o tipo de visto.
The Groypers : Esse grupo de contas ultranacionalistas (reconhecido online como Pepe, o Sapo, mas mais gordo, feio e nu) viu a nomeação de Krishnan como um sinal de que Trump estava dispensando os trabalhadores americanos em favor da elite do Vale do Silício.
Elon Musk: Entre os primeiros alvos dos groypers estava o bilionário da tecnologia e colíder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Elon está alinhado com a ala tech-MAGA, que apoia a agenda de Trump para expulsar imigrantes ilegais pouco qualificados, mas admitir mais trabalhadores qualificados legais. Musk respondeu a postagens impulsionadas favorecendo talentos estrangeiros em tecnologia sem pesar muito ele mesmo.
Vivek Ramaswamy : Assim como Musk, o codiretor indo-americano do DOGE também defendeu a reforma do programa H1-B, incluindo a troca do sistema de loteria para um sistema baseado em mérito. A maioria dos associados de Trump pisou levemente no debate. Ramaswamy, no entanto, caiu de barriga no terceiro trilho numa postagem de 26 de dezembro que culpou a cultura amante de Zack Morris pela suposta falta de competitividade de engenharia da América.
Este tuíte, mais do que qualquer outro comentário, atraiu a ira da direita falcão-da-imigração, e a publicação já foi vista mais de 72 milhões de vezes. Dado que este foi o tiro mais bombástico no debate até agora, é surpreendente que suas chances de ser removido de seu posto no DOGE até julho sejam apenas ligeiramente maiores, para 17%.
David Sacks: escolhido por Trump como czar das criptomoedas e da IA, Sacks defendeu Krishnan e chamou os ataques de "grosseiros", mas não revidou diretamente nenhuma das vozes anti-imigração. Mas, por seus esforços, Sacks viu suas chances no Polymarket caírem mais do que todos os outros players relevantes; suas chances de fazer parte do governo Trump caíram mais de 40% nas últimas 48 horas, em um dos mercados de maior volatilidade da plataforma. Tanto para bancar o pacificador.
Donald Trump: E o grandão? Até agora, Trump não fez nenhum comentário sobre o debate, preferindo deixar seus companheiros de equipe se enfrentarem online. É improvável que Trump acabe com o programa de visto H1-B completamente (🔮 9% de chances de o programa ser cortado nos primeiros 100 dias), mas se a história servir de guia, ele pode reduzi-lo significativamente. Durante seu primeiro mandato, as taxas de rejeição de visto H1-B dispararam de 6% em 2015 para 24% em 2018 e outros obstáculos administrativos foram introduzidos, o que atrasou as admissões.
O que vem a seguir?
A batalha se intensificou recentemente com vários falcões da imigração reclamando que seus crachás "verificados" e outras funções desapareceram de suas contas X , no que eles chamam de retaliação do campo de Musk. Gritos crescentes de censura podem prejudicar o jogo de Musk para fazer do X o lugar dominante para o debate político na direita.
Outro jogador que até agora ficou em silêncio é JD Vance. Casado com uma indiana-americana e uma parte fundamental da coalizão Silicon Valley-MAGA, Vance não está ativo no X desde uma postagem de biscoitos Enquanto a maioria dos americanos trocava presentes em volta da árvore de Natal, seus tios extremamente conectados rolavam a tela para acompanhar uma guerra civil em formação na direita.
Vance defende a ideia de que a imigração priorize os Estados Unidos, mas também é visto como uma ponte entre o MAGA e a elite do Vale do Silício, então um comentário público do vice-presidente eleito pode marcar uma mudança significativa no debate.
O debate sobre imigração é o segundo grande cisma na coalizão Trump que surgiu antes do dia da posse. O primeiro foi a divisão entre os republicanos da casa entre os grandes gastadores e os falcões do déficit que se desenrolou com o drama da paralisação do governo.
Desta vez, a coalizão Trump está dividida entre seu mais novo membro, a elite empresarial do Vale do Silício e os céticos nacionalistas da imigração que têm sido uma parte leal da base de Trump desde o primeiro dia. O que quer que aconteça a seguir, o conflito parece ser de soma zero, sem nenhuma maneira óbvia para Trump apaziguar ambos os lados.