Manifestação nigeriana em Niamey em apoio à liderança militar < WORLD
Uma grande multidão de nigerianos cumprimentou líderes militares numa manifestação de apoio à nova liderança do Níger, que teve lugar no sábado num estádio na capital nacional, Niamey.
SPUTNIK
STAFF - 26 AGOSTO, 2023
As pessoas que se manifestaram no estádio Seini Kunche, o maior do país, foram filmadas a aplaudir oficiais militares superiores enquanto subiam ao palco para garantir aos manifestantes que as forças armadas estavam do lado do povo.
https://core.telegram.org/widgets
Os militares nigerianos aliaram-se à guarda presidencial rebelde pouco depois de esta ter deposto o presidente Mohamed Bazoum, no final de Julho, para tomar o controlo de Niamey. Os rebeldes nomearam um governo provisório no início de Agosto para supervisionar a transição de poder.
Na sexta-feira, a liderança militar disse ao embaixador francês Sylvain Itte que ele teria de deixar a capital dentro de 48 horas, acusando-o de ignorar um convite para falar com o novo ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger e dizendo que o governo francês tinha tomado medidas "contrárias aos interesses do país". Níger."
A França rejeitou o comando, dizendo que "a aprovação do embaixador vem exclusivamente das autoridades legítimas eleitas do Níger".
A França e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) apelaram à liderança militar para devolver Bazoum ao poder e ameaçaram com uma acção militar. Entretanto, os vizinhos Mali e Burkina Faso apoiam a nova liderança e afirmaram que qualquer acção militar tomada contra o Níger será vista como uma declaração de guerra contra os dois países.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >