Maquinário de empresa militar chinesa em uso no laboratório de pesquisa ultrassecreto do país, diz Comitê de Supervisão
Los Alamos é um dos laboratórios mais secretos do país onde a bomba atômica foi produzida
FOX NEWS
Morgan Phillips - 1 SET, 2024
EXCLUSIVO : O Comitê de Supervisão da Câmara diz estar ciente de uma máquina operada por uma empresa militar chinesa que está em uso nos laboratórios governamentais mais secretos do país.
"Estamos cientes de que há uma máquina BGI em Los Alamos", disse uma porta-voz do comitê à Fox News Digital.
Situado na zona rural do Novo México , Los Alamos é um dos laboratórios mais secretos do país, onde a bomba atômica foi produzida no Projeto Manhattan em 1943.
A porta-voz observou que a Lei BIOSECURE, aprovada pela Câmara na segunda-feira, proibiria o maquinário em Los Alamos ao proibir que o dinheiro dos contribuintes americanos flua para empresas de biotecnologia que sejam de propriedade, operadas ou controladas pela China ou outros adversários estrangeiros.
O projeto de lei foi encaminhado ao Comitê de Segurança Interna do Senado, e não está claro se e quando o Senado planeja aceitá-lo.
Os esforços da Fox News Digital para obter um comentário de Los Alamos antes da publicação não tiveram sucesso.
O Comitê de Supervisão não informou se conduziria uma investigação sobre o maquinário vinculado ao BGI.
O Instituto de Genômica de Pequim (BGI), vinculado ao PCC, é uma empresa líder em biotecnologia e genômica na China e foi definido pelo Pentágono como uma "empresa militar chinesa" e "Campeã Nacional de Biotecnologia da China".
O BGI Group, que administra um enorme banco de dados genéticos na China e tem contratos de sequenciamento de DNA com empresas de saúde e universidades no mundo todo, recebeu investimentos substanciais do maior veículo de investimento estatal da China, a State Development and Investment Corp (SDIC).
A Comissão de Segurança Nacional sobre IA declarou que a BGI "pode estar servindo, consciente ou inconscientemente, como um mecanismo de coleta global para bancos de dados genéticos do governo chinês, fornecendo à China maiores números brutos e diversidade de amostras de genoma humano, bem como acesso a informações pessoais confidenciais sobre indivíduos importantes ao redor do mundo".
A BGI criou uma série de novas subsidiárias nos EUA nos últimos dois anos para fugir ainda mais do escrutínio.
O Pentágono listou a BGI como uma "Empresa Militar Chinesa" operando nos EUA e adicionou duas de suas subsidiárias a uma lista negra comercial por alegações de que elas conduziram análises genéticas e atividades de vigilância para Pequim. O Departamento de Comércio disse que as informações "foram utilizadas na repressão de minorias étnicas na China".
![A China tem sido acusada há muito tempo de roubar segredos dos EUA de Los Alamos. O FBI acredita que a China miniaturizou suas bombas nucleares usando informações roubadas do Laboratório Nacional de Los Alamos no Novo México, relatado no New York Times em 6 de março de 1999 (foto da Comissão de Energia Atômica) A China tem sido acusada há muito tempo de roubar segredos dos EUA de Los Alamos. O FBI acredita que a China miniaturizou suas bombas nucleares usando informações roubadas do Laboratório Nacional de Los Alamos no Novo México, relatado no New York Times em 6 de março de 1999 (foto da Comissão de Energia Atômica)](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6503d923-8b64-4dbd-aedf-ea07c531fbf5_1200x675.jpeg)
![Los Alamos foi o laboratório que produziu a bomba atômica, testada pela primeira vez no Novo México em 1945 Los Alamos foi o laboratório que produziu a bomba atômica, testada pela primeira vez no Novo México em 1945](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fb401782e-c14e-4c2d-a73c-02a08c440f67_1200x675.jpeg)
Em 2021, a BGI criou um teste genético neonatal com o CCP que lhe permitiu coletar informações de milhões de mulheres para pesquisas sobre características de populações, de acordo com uma reportagem da Reuters.
Em 2022, a empresa de segurança da informação Strider Technologies descobriu que a China estava envolvida em uma campanha de décadas para inserir e recrutar pesquisadores aliados de Los Alamos.
O relatório afirmou que entre 1987 e 2021, pelo menos 162 cientistas que passaram pelo laboratório de pesquisa nuclear retornaram e trabalharam com o governo chinês.
Destes, 15 eram funcionários permanentes, muitos com altos níveis de autorização de segurança .
Em 2022, a BGI adquiriu a Complete Genomics, uma empresa americana de sequenciamento genômico, e em 2022, a BGI desmembrou a MGI, que abriu o capital na bolsa de valores de Xangai, e abrigou a Complete Genomics como uma subsidiária da MGI. A MGI ainda é majoritariamente de propriedade da BGI e de entidades com vínculos com o CCP.
A plataforma de sequenciamento de DNA de alto desempenho está supostamente em uso no Núcleo Genômico do Laboratório Nacional de Los Alamos