Matt Gaetz planeja movimento legislativo para proteger Trump da acusação <USA
“Você pode realmente trazer o presidente Trump para dar testemunho ao Congresso e, ao fazê-lo, imunizá-lo”, disse Gaetz.
CONSERVATIVE BRIEF
Jon Dougherty - 19 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://conservativebrief.com/gaetz-devising-75816/
O deputado republicano da Flórida, Matt Gaetz, apresentou um plano legislativo para proteger o ex-presidente Donald Trump da acusação e, muitos acreditam, da provável condenação em vários processos judiciais pendentes, inclusive em Washington, DC, sobre alegações ligadas ao motim de 6 de janeiro.
Gaetz apareceu no programa do fundador da TPUSA, Charlie Kirk, na rede de streaming Real America's Voice, para mostrar exatamente como o Congresso liderado pelos republicanos poderia e deveria trazer o ex-presidente e obrigá-lo a testemunhar, o que o "imunizaria" de qualquer outro processo .
“Você pode realmente trazer o presidente Trump para dar testemunho ao Congresso e, ao fazê-lo, imunizá-lo”, disse Gaetz.
“Agora, existem diferentes formas de imunidade que ocorrem no nível do comitê, no nível do subcomitê, em alguns casos para imunidade total, você precisa ter mais votos da maioria absoluta”, continuou ele. “Mas se você tivesse um voto de supermaioria de um comitê, como o presidente McCarthy, poderia criar um comitê seleto amanhã que pode trazer Trump e imunizá-lo.
“E então poderíamos prosseguir com o trabalho investigativo legítimo que estamos fazendo dos Bidens e do DOJ corrupto”, continuou Gaetz. “Infelizmente, nenhuma dessas coisas está acontecendo. Em vez disso, o Congresso não está em Washington, nem reunido. E acho que o timing é de propósito.
“Nenhum momento em DC é apenas uma mera coincidência. E assim que o Congresso está saindo da cidade, bem quando estamos nos afastando de nossas ações, você vê essa aceleração da atividade contra Trump ”, observou Gaetz ainda.
Kirk disse: “Vamos ser específicos aqui, no entanto. Então, imunizá-lo de quais crimes, mesmo que ele esteja sob acusação atual? Isso inclui até mesmo as alegações de obstrução? E nos dê alguns exemplos de como isso foi usado recentemente.”
O legislador republicano e aliado de Trump respondeu que o procedimento não foi usado “recentemente”.
“Mas, obviamente, estamos cientes da capacidade de qualquer pessoa de pleitear o Quinto”, disse Gaetz. “Você pode dissolver a capacidade de alguém de pleitear o Quinto se você os imunizar. E assim o Congresso tem essa capacidade que foi reconhecida. Está até estabelecido em 18 U.S.C. 6002 e 6005. Se o pessoal quiser dar uma olhada.
“Mas aí você tem a capacidade de dizer, bem, estamos aqui obrigando seu testemunho”, continuou ele. “Estamos dando a você imunidade para qualquer coisa que você nos disser e qualquer coisa que isso possa levar. E assim, por exemplo, se o presidente Trump viesse e dissesse, estou aqui para prestar testemunho sobre a caça às bruxas, o abuso do processo criminal, que o Congresso tem … ações de supervisão legítimas para resolver.
“E se ele dissesse coisas para nós, poderíamos imunizá-lo por essa conduta que ele discutiria”, observou Gaetz ainda.
No mês passado, Gaetz apresentou um projeto de lei para cancelar o financiamento da investigação em andamento do advogado especial Jack's Smith sobre Trump.
O projeto de lei do republicano da Flórida veio enquanto Robert Hur, um conselheiro especial nomeado pelo procurador-geral Merrick Garland para investigar o manuseio incorreto de documentos classificados pelo presidente Joe Biden, não foi ouvido desde que foi autorizado em janeiro. Também ocorre quando Trump previu que Smith o indiciaria pelo motim do Capitólio de 6 de janeiro de 2021.
“Vou apresentar uma legislação para DEFINIR a caça às bruxas de Jack Smith contra o presidente Trump”, escreveu Gaetz no Twitter poucas horas após o anúncio de Trump no Truth Social.
“Eles estão atacando nossa democracia e se envolvendo em interferência eleitoral agora. O Congresso dos Estados Unidos tem a capacidade de impedir essa interferência eleitoral e devemos agir imediatamente!” Gaetz observou ainda mais.
Em um videoclipe de seu podcast postado junto com seus comentários, Gaetz argumentou que Trump não enfrentaria tal risco legal se não liderasse o presidente Joe Biden em um número crescente de pesquisas.