Meloni: Soros está interferindo nas democracias, não Musk
"Esta não é a primeira vez que pessoas famosas e ricas expressam suas opiniões. Eu já vi muitos casos assim, muitas vezes contra mim, e ninguém se ofendeu então"
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F5276e705-5bd3-4db9-81f2-fcc6874be72a_1024x683.png)
Editor de notícias Remix - 10 JAN, 2025
Em uma coletiva de imprensa em Roma no início deste ano, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni disse que as postagens políticas de Elon Musk no X não representam uma ameaça à democracia; enquanto o oligarca George Soros, no entanto, interfere continuamente na política de outras nações, de acordo com a líder italiano.
“O problema é quando pessoas ricas usam seus recursos para financiar partidos, associações e expoentes políticos em todo o mundo para influenciar as escolhas políticas de estados-nação”, Meloni disse a repórteres em uma coletiva de imprensa anual. “Não é isso que Musk está fazendo”, ela acrescentou.
“Elon Musk financiou uma campanha eleitoral em seu país, por seu candidato, em um sistema no qual, a propósito, eu destacaria que isso é bastante comum”, disse Meloni. “Mas não tenho conhecimento de Elon Musk financiando partidos, associações ou expoentes políticos ao redor do mundo. Isso, por exemplo, é o que George Soros faz.”
“E sim, considero isso uma interferência perigosa nos assuntos dos estados-nação e em sua soberania”, observou ela.
Meloni também apontou para outras pessoas ricas que financiam ativamente partidos e ONGs ao redor do mundo para influenciar políticas locais. Musk, ela disse, é um homem muito rico que expressa sua opinião e não representa uma ameaça à democracia.
“O problema é que Elon Musk é influente e rico ou que ele não é de esquerda?”, perguntou Meloni.
Ela também observou que ela e muitos outros da direita não dependem financeiramente de Musk, ao contrário de muitos da esquerda que são financiados por Soros ou foram financiados por ele ao longo dos anos.
Meloni negou ter recebido dinheiro de Musk, “ao contrário daqueles que receberam de Soros”.
Ela também negou vários relatos da mídia de que seu governo está prestes a assinar um acordo massivo com a empresa de Musk, SpaceX. No entanto, mesmo que isso fosse verdade, assinar um acordo comercial é muito diferente de receber ajuda financeira para atividades políticas, que é um comportamento que Soros frequentemente adota com seus beneficiários.
“O problema com Musk é que ele é rico e influente, ou que ele não é esquerdista?”, perguntou o primeiro-ministro italiano.
Em resposta à pergunta de um jornalista, Meloni também falou sobre o apoio aberto de Elon Musk à Alternativa para a Alemanha (AfD) de direita. Meloni enfatizou que se alguém tentou influenciar as eleições italianas, foi a Alemanha, sob o então governo Social Democrata-Liberal-Verde.
“Gostaria de lembrá-los da interferência do lado alemão na campanha eleitoral italiana”, disse Meloni, referindo-se às preocupações alemãs anteriores sobre a posição de direita que ela representava.
Soros tem sido uma figura controversa por muito tempo devido ao seu papel descomunal na política de nações ao redor do mundo, no entanto, poucos no espectro liberal-esquerda já criticaram essa interferência. Soros também há muito tempo pede a remoção do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, com ambas as figuras antagônicas entre si ao longo dos anos.