MEMRI lança projeto de estudos sobre o Baluchistão
MEIDDLE EAST MEDIA RESEARCH CENTER - Anúncios Especiais nº 1648 - 12 Junho, 2025
O MEMRI anuncia o lançamento do Projeto de Estudos do Baluchistão . O Baluchistão possui uma posição geográfica estratégica e é uma importante porta de entrada econômica, com trilhões de dólares em recursos naturais subterrâneos, como petróleo, gás, urânio, cobre e carvão, elementos de terras raras e os dois portos de águas profundas de Gawadar e Chabahar.
O Baluchistão é o posto avançado perfeito para combater e manter sob controle o Irã, suas ambições nucleares e suas relações perigosas com o Paquistão, que podem fornecer armas nucleares táticas a Teerã.
Líderes balúchis, como Hyrbyair Marri, renomado líder do secular Movimento Baluchistão Livre, se opõem à radicalização religiosa na região, aos regimes das Repúblicas Islâmicas do Paquistão e do Irã e às ambições hegemônicas chinesas. Portanto, a comunidade internacional deve compreender que o Baluchistão é um aliado natural do Ocidente.
A História do Baluchistão
Bem antes da unificação de Estados-nação modernos como Itália e Alemanha, o Baluchistão existia como uma entidade unificada. No entanto, após a conquista britânica em 1839, o país foi sistematicamente dividido. Em 1871, sua parte ocidental foi anexada à Pérsia (atual Irã); em 1893, a região norte foi cedida ao Afeganistão; e a parte oriental foi deixada semi-independente. Essa divisão, imposta sem o consentimento do povo balúchi, dividiu o país outrora unificado e concedeu seus territórios a estados vizinhos. O desmembramento britânico do Baluchistão é comparável à divisão da Polônia pela Alemanha e Rússia durante a Segunda Guerra Mundial – com a principal distinção sendo que o Baluchistão foi traído por seu suposto aliado, o Império Britânico.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Ásia foi descolonizada e o Império Britânico se retirou da região. As partes orientais do Baluchistão e da Índia receberam a independência, mas a Índia também foi dividida em nome da religião, resultando na criação do Paquistão. O Paquistão foi estabelecido em território indiano e afegão. Juntamente com o território da Índia, suas forças armadas – o Exército Indiano Britânico, a maior força da história da humanidade em 1945 – também foram divididas. O Paquistão foi admitido nas Nações Unidas em setembro de 1947. Um dos primeiros atos do Paquistão como membro das Nações Unidas foi violar sua carta fundadora ao invadir o Baluchistão e anexá-lo à força. O Baluchistão existiu por séculos como um estado unificado e independente até ser dividido pela Grã-Bretanha e então anexado ilegalmente pelo Paquistão. A nação Baluchistão nunca aceitou a divisão e ocupação ilegais do Baluchistão.
Leia o artigo completo: MEMRI Daily Brief No. 660, Renomado Líder Balúchi Hyrbyair Marri: Os Balúchis Não São Uma Minoria No Irã, Mas Sim Uma Nação Sob Ocupação Iraniana; As Políticas Chinesas E Paquistanesas São Catastróficas Para A Nação Balúchi , Por Hyrbyair Marri, 16 de outubro de 2024.