Milhares de tratores bloqueiam o tráfego em Berlim devido ao plano para acabar com o subsídio ao diesel
Aproximadamente 3.000 tratores chegaram para o protesto na segunda-feira, segundo a polícia, que falou de outros 2.000
BY TYLER DURDEN - TUESDAY, JAN 16, 2024
Tradução: Heitor De Paola
Milhares de caminhoneiros, agricultores e trabalhadores agrícolas alemães estacionaram em frente ao Portão de Brandemburgo, em Berlim, em protesto contra o plano “verde” do governo para acabar com as isenções fiscais sobre o diesel.
Aproximadamente 3.000 tratores chegaram para o protesto na segunda-feira, segundo a polícia, que disse que outros 2.000 estavam a caminho, no que pode ser o clímax dos protestos de uma semana. A chefe da polícia de Berlim, Barbara Slowik, disse aos líderes da cidade que um total de 1.300 policiais foram destacados.
Não melhorando as coisas, o Ministro das Finanças, Christian Lindner, disse a milhares de agricultores que protestavam que o país ficou sem dinheiro para mais subsídios. O anúncio do governo faz parte de um plano para tentar corrigir um buraco de 17 mil milhões de euros (18,6 mil milhões de dólares) no orçamento da Alemanha para 2024, informou a AP na semana passada.
“Não posso prometer-lhe mais ajuda estatal do orçamento federal”, disse ele, acrescentando: “Mas podemos lutar juntos para que você desfrute de mais liberdade e respeito pelo seu trabalho”.
O chefe do sindicato dos agricultores, Joachim Rukwied, arrancou o microfone de Lindner para pedir à multidão que parasse de vaiar, dizendo-lhes: “Tenho respeito por todos os políticos que estão preparados para vir até nós… O ministro das finanças está aqui, é não faz sentido vaiá-lo."
É claro que o governo também justificou os cortes como “necessários” depois de o mais alto tribunal do país ter anulado uma decisão anterior de redirecionar quase 66 bilhões de dólares originalmente destinados a mitigar as consequências da pandemia da COVID-19, a fim de combater as alterações climáticas e modernizar o país.
De acordo com uma mensagem de sábado de Scholz, “levamos a sério os argumentos dos agricultores”, acrescentando que acha que o governo chegou a “um bom compromisso”.
Não, de acordo com os agricultores.
Para assistir as postagens no X acesse o original: https://www.zerohedge.com/political/thousands-tractors-blocks-berlin-traffic-over-plan-end-diesel-subsidy