Ministro da Defesa Katz diz que Israel permanecerá no Monte Hermon 'indefinidamente'
Esta é a declaração mais abrangente que Katz fez até agora sobre o período em que as tropas israelenses ficariam estacionadas na zona tampão síria.
Vered Weiss, World Israel News - 28 JAN, 2025
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou na terça-feira que Israel manterá tropas no posto do Monte Hermon, na Síria, “indefinidamente”.
Esta é a declaração mais abrangente que Katz fez até agora sobre o período em que as tropas israelenses ficarão estacionadas na zona-tampão síria.
Durante uma visita na terça-feira ao posto militar no pico do Monte Hermon, Katz avaliou a atual situação de segurança e conversou com oficiais militares sobre atividades operacionais para proteger a fronteira de Israel e se defender contra forças hostis.
“Estou aqui para garantir que as IDF estejam totalmente preparadas, tanto defensivamente quanto ofensivamente, para uma presença prolongada nos postos de Hermon”, disse Katz.
“As IDF permanecerão no cume do Monte Hermon e na zona de segurança por um período indeterminado para proteger as Colinas de Golã, as comunidades do norte e todos os cidadãos de Israel”, continuou ele.
“Não retornaremos aos horrores de 7 de outubro, nem dependeremos de outros para nossa defesa — aqui ou em qualquer outro lugar. Depositamos nossa total confiança nos comandantes e soldados da IDF, tanto regulares quanto da reserva, para garantir a segurança dos residentes de Israel”, declarou Katz.
Ele acrescentou: “Não permitiremos que forças hostis se estabeleçam na zona de segurança no sul da Síria e tomaremos medidas decisivas contra quaisquer ameaças emergentes”.
Katz explicou que Israel se esforçará para manter relações amigáveis com as populações locais, com ênfase especial nos drusos, dada sua história de solidariedade com Israel.
Em dezembro, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu visitou as posições recém-adquiridas por Israel na Síria.
Netanyahu disse que a visita tinha como objetivo “determinar o melhor arranjo” para garantir a segurança de Israel.
“Estou aqui no cume do Monte Hermon”, ele disse. “Traz de volta memórias. Cinquenta e três anos atrás, eu estava aqui com meus soldados em uma patrulha com as Forças de Defesa de Israel. O lugar não mudou; ainda é o mesmo. Mas sua importância para a segurança de Israel só aumentou nos últimos anos, especialmente à luz dos eventos dramáticos que se desenrolam abaixo de nós na Síria nas últimas semanas.”