Ministro da Defesa ordena que IDF impeça a 'antissemita Greta Thunberg' de chegar a Gaza
Equipe do World Israel News - 8 Junho, 2025
A embarcação pretende furar o bloqueio israelense para chegar a Gaza, com ativistas de alto nível, incluindo Greta Thunberg, planejando transmitir ao vivo os confrontos com as IDF.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ordenou no domingo que as IDF impedissem que um navio transportando uma dúzia de ativistas anti-Israel furasse o bloqueio naval na Faixa de Gaza e chegasse ao enclave costeiro devastado pela guerra.
O navio, o Madleen , partiu de Catânia, na Sicília, para Gaza no último domingo à noite, levando vários ativistas de extrema-esquerda anti-Israel, incluindo a ativista sueca de 22 anos Greta Thunberg, a deputada francesa da União Europeia Rima Hassan e o ator irlandês Liam Cunningham.
Às 15h00 (horário de Israel) de domingo, o Madleen estava a aproximadamente 260 quilômetros da Faixa de Gaza, navegando em águas internacionais na costa do Egito.
Espera-se que o Madleen chegue ao perímetro naval israelense ao redor da Faixa de Gaza nas próximas 24 horas.
Na tarde de domingo, Katz (Likud) anunciou que havia ordenado que as IDF impedissem o Madleen de chegar à costa de Gaza.
“Instruí as IDF a agirem para impedir que a flotilha de ódio ' Madleen ' chegue às costas de Gaza — e a tomarem todas as medidas necessárias para esse fim”, tuitou Katz.
Trump se opõe à nova operação de Israel em Gaza - reportagem
Ao notar a presença de Thunberg no navio, Katz criticou duramente a ativista anti-Israel, chamando-a de "antissemita".
“À antissemita Greta e aos seus amigos propagandistas do Hamas, digo claramente: seria bom que vocês voltassem atrás, porque não chegarão a Gaza.”
“Israel agirá contra qualquer tentativa de quebrar o bloqueio ou ajudar organizações terroristas – por mar, por ar e por terra.”
Os organizadores da viagem anunciaram que planejam transmitir ao vivo quaisquer confrontos com as IDF enquanto o Madleen tenta romper o bloqueio israelense.