Ministro das Relações Exteriores da Polônia irritado com as exigências de Zelensky e alega que a Polônia não ajudou o suficiente
Zelensky acusou a Polônia de não fornecer apoio suficiente a Kiev durante a guerra, de acordo com um novo relatório
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F5e85613d-17a2-47a2-8ffe-18e2b0e8e25c_1024x682.jpeg)
REMIX
STAFF - 19 SET, 2024
O Ministro das Relações Exteriores polonês Radosław Sikorski e o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se encontraram em Kiev na sexta-feira passada, com o Ministro das Relações Exteriores lituano Gabrielius Landsbergis também participando da reunião. A mídia havia relatado anteriormente que a reunião não teve uma boa atmosfera e os políticos não conseguiram chegar a uma posição comum.
Agora, a Newsweek da Polônia está escrevendo sobre os bastidores daquele evento, durante o qual supostamente houve uma “atmosfera gelada”, e o próprio Sikorski ficou irritado com a atitude exigente de Zelensky.
“O ministro Sikorski foi a Kiev para quebrar o impasse no caso Volhynia. Ele voltou irritado com a atitude exigente dos ucranianos e o curso das negociações. É Zelensky quem está bloqueando as exumações”, diz a fonte do jornal.
A atitude exigente de Zelensky
O presidente Zelensky deveria apresentar a Sikorski uma lista completa de demandas do lado ucraniano. Ao mesmo tempo, ele evitou o assunto da Volhynia, alegando que era exclusivamente um assunto interno do estado polonês.
O massacre de Volhynia remonta à Segunda Guerra Mundial e contou com nacionalistas ucranianos matando entre 50.000 e 100.000 poloneses. O massacre continua sendo um ponto de discórdia acalorado entre as duas nações.
De acordo com uma fonte, Sikorski “disse que a União Europeia também é uma esfera de valores compartilhados pela civilização ocidental. Ele explicou que é compreensível que as pessoas queiram saber onde estão os túmulos de seus ancestrais e que os falecidos merecem um enterro e honras adequados. Ele também disse a Zelensky que considerar essas questões como assuntos internos da Polônia é simplesmente algum tipo de mal-entendido. Os ucranianos tentaram amenizar isso mais tarde, mas Sikorski ficou bravo.”
Zelensky queria dar uma palestra para Sikorski
Além disso, o presidente ucraniano declarou que a Polônia não estava fornecendo suporte suficiente a Kiev durante a guerra, de acordo com a Newsweek. Isso era principalmente sobre a entrega de aviões de caça MiG-29. No entanto, o ministro polonês garantiu que a Polônia transferiria os MiGs para a Ucrânia assim que a Polônia pudesse garantir seu próprio espaço aéreo.
Sikorski aparentemente ficou irritado quando Zelensky começou a lhe dar sermão. O presidente ucraniano, por sua vez, teria ficado surpreso com a assertividade do chefe do Ministério das Relações Exteriores.
“Depois de ouvir toda essa lista de demandas ucranianas em relação à Polônia, Sikorski respondeu que o lado polonês também tem suas próprias expectativas e espera que a Ucrânia as atenda”, disse a fonte do jornal.