É com pesar que publico esta nota. David teve uma trajetória parecida com a minha no início dos anos 60 e descobri-lo na última década do século passado foi muito importante para tudo que fiz desde então.
HEITOR DE PAOLA
O David Horowitz Freedom Center e a revista Frontpage anunciam com pesar o falecimento do fundador do centro, David Horowitz. Após uma longa batalha contra o câncer, David faleceu ontem, aos 86 anos.
Horowitz foi um guerreiro conservador implacável que sobreviveu a um encontro anterior com a morte, a confrontos com os Panteras Negras, a radicais universitários, a investigações governamentais, a ameaças de morte e a campanhas de ódio, algumas lideradas por seus antigos amigos e aliados, sem jamais cogitar desistir ou ceder. Nada, exceto o fim que se aproxima para todos nós, poderia silenciar sua voz.
Embora tenha sido um gigante no movimento conservador pela liberdade por mais de 40 anos, David foi criado como marxista e foi um dos principais intelectuais do movimento da Nova Esquerda em Berkeley na década de 1960. David, juntamente com seu parceiro de escrita e cofundador do Freedom Center, Peter Collier, eventualmente teve uma epifania política e se juntou ao lado da liberdade no início da década de 1980. Esses dois homens dedicaram a segunda metade de suas vidas a alertar os americanos sobre os perigos dos progressistas, cujas raízes intelectuais e objetivos totalitários eles entendiam melhor do que muitos esquerdistas.
A mensagem de David ao movimento conservador era que ele precisava abandonar o hábito de abraçar o fracasso nobre e, em vez disso, lutar para vencer. De fato, o movimento MAGA de Donald Trump foi moldado e guiado por David e seus discípulos, como Stephen Miller.
E embora sua morte seja uma perda incalculável, David viveu o suficiente para ver suas ideias e táticas se tornarem o coração e a alma de um novo movimento para retomar a América.
“O legado de David é vasto e o número de pessoas que ele inspirou, orientou e impactou é incalculável”, escreveram os editores da Frontpage Magazine , ao anunciar sua morte. “O fato de vivermos em um mundo hoje em que há uma chance real de derrotar os utópicos esquerdistas que querem nos escravizar se deve, em grande parte, à rara coragem e à paixão incansável que exemplificaram o trabalho de David nos últimos 40 anos.”
“Se as pessoas livres prevalecerem nesta grande luta na qual estamos agora engajados, e se uma história honesta de nossa era turbulenta for escrita algum dia, David Horowitz será um dos que mais brilharam quando a escuridão parecia onipresente e invencível”, acrescentou Robert Spencer, do Freedom Center, em uma homenagem memorial .
David Horowitz, 1939-2025. Requiescat in pace.