Moscou Diz que Construirá Bases de Drones ao Longo da Costa do Ártico
Várias bases para drones de longo alcance serão construídas ao longo da Rota do Mar do Norte, disse um representante do Ministério da Defesa russo ao jornal Izvestia.
Atle Staalesen - 15 ABR, 2024
De acordo com o jornal controlado pelo Estado, os drones dos modelos Inokhodets e Forpost acabarão por realizar patrulhas sobre as vastas águas árticas da Rússia. As bases estão planejadas para serem construídas em vários locais ao longo da costa do Ártico, bem como em Kamchatka, informa o Izvestia.
A aeronave não tripulada fará a vigilância do mar e do espaço aéreo. Eles também participarão de operações de busca e salvamento, informa o Izvestia.
O drone Inokhodets faz parte do projeto Orion desenvolvido pela empresa Kronshtadt. Ele tem uma envergadura de 16,3 metros de largura e pode voar até 24 horas com uma carga de 60 kg. Foi testado pela primeira vez em 2016. Pode transportar até 180 kg de carga, o que equivale aproximadamente a seis bombas guiadas KAB-20.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F4a3e438d-4516-4384-bee8-f5962f37c86a_1200x800.jpeg)
O drone Forpost é baseado no israelense Searcher-II e pode voar até 400 km. O primeiro Forpost foi fabricado na Fábrica de Aviação Civil de Ural em 2012 e desde então tem sido aplicado pelas Forças Armadas Russas na Síria e na Ucrânia.
As informações sobre as bases planejadas chegam poucos dias depois que a Noruega anunciou que construirá uma base para drones de longo alcance na ilha de Andøya, no extremo norte. A base será construída em conjunto com os americanos e será a primeira do tipo fora dos EUA.
Não está claro exatamente onde a Rússia planeja construir as bases de drones no Ártico, mas um dos locais prováveis é a Península de Kola.
Os drones provaram ser uma parte crucial da guerra moderna e são um tipo de armamento fundamental aplicado na guerra de agressão de Moscovo contra a Ucrânia. Os agressores russos perderam um grande número de equipamentos e mão de obra em ataques de drones ucranianos.
Os russos estão cada vez mais preocupados com os ataques de drones também no norte. Num exercício recente realizado pela Frota do Norte, o cenário de treino incluiu um ataque de drones à principal base militar de Severomorsk. Da mesma forma, quando duas das novas fragatas da Frota do Norte conduziram no mês passado um exercício no Mar de Barents, o combate aos drones inimigos foi uma parte fundamental do treino.