(MUITO BOM!) Um Novo Olhar Sobre os Últimos Escritos de Bento XVI
O que é o cristianismo, de Bento XVI? Os Últimos Escritos reúne 18 publicações do Papa Emérito
NATIONAL CATHOLIC REGISTER
Kathy Schiffer - 19.9.23
Que grande presente para a Igreja foi o Papa Bento XVI! Ele foi um líder gentil e fiel que se opôs ao relativismo e demonstrou amor pelas antigas tradições da Igreja, reintroduzindo a missa tradicional e as vestes papais tradicionais e incentivando o uso do latim. Ele foi um autor prolífico, escrevendo três encíclicas (incluindo Deus Caritas Est) e cerca de 66 livros de teologia.
O amado pontífice anunciou a sua demissão em Fevereiro de 2013, citando as limitações da idade, particularmente uma “falta de força da mente e do corpo”. Mas vivendo na tranquilidade do Mosteiro Mater Ecclesiae, nos terrenos dos Jardins do Vaticano, o Papa Emérito continuou a trabalhar diligentemente até à sua morte, em Dezembro de 2022.
Então imagine a alegria dos teólogos e leitores católicos ao saberem que os escritos de Bento XVI durante os anos da sua reforma foram recolhidos e publicados num único volume pela Ignatius Press. O que é o cristianismo, de Bento XVI? Os Últimos Escritos reúne 18 publicações do Papa Emérito, que vão desde palestras públicas a tratados teológicos, até uma entrevista pessoal que ele concedeu. Há uma coleção de cartas que ele trocou com um rabino sobre o tema das relações judaico-cristãs. Também está incluído um ensaio sobre a crise dos abusos sexuais na Igreja e uma reflexão pessoal sobre o sacerdócio e a Eucaristia.
Livro de HEITOR DE PAOLA - RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - As Grandes Fundações, Comunistas, Fabianos e Nazistas
https://livrariaphvox.com.br/rumo-ao-governo-mundial-totalitario
Bento XVI planejou, à medida que sua vida chegava ao fim, dar-nos este último presente de sua reflexão e oração atenciosas. Contudo, a experiência mostrou-lhe que um artigo, uma vez publicado, pode suscitar críticas; e ele não queria passar seus últimos anos envolvido em conflitos, e por isso estipulou que este livro final não seria lançado antes de sua morte. O teólogo e autor Elio Guerriero explica em sua introdução ao livro:
Isto levou a um clamor, após o qual o papa emérito me escreveu que consentiu com o meu pedido para publicar os seus escritos, mas estabeleceu uma condição obrigatória: ‘Da minha parte, não quero publicar mais nada durante a minha vida. A fúria dos círculos na Alemanha que se opõem a mim é tão forte que, se alguma coisa que eu disser for impressa, provocará imediatamente um alvoroço horrível da sua parte. Quero poupar-me disto e poupar o Cristianismo também.’
Mas aqui está a recompensa do leitor por ler este tratado final do bom papa: o próprio Bento XVI escreveu atualizações e correções aos seus trabalhos anteriores, explicando um ponto que pode ter sido mal compreendido ou mudando a sua ênfase num tratado. Às vezes ele publicava um artigo tal como havia sido apresentado originalmente, mas depois acrescentava uma explicação mais profunda.
A reflexão inédita de Bento XVI sobre o significado da Comunhão analisa as formas históricas da celebração eucarística, comparando a compreensão católica da Eucaristia com a “comunhão à mesa” protestante. Seu artigo sobre o sacerdócio enfatiza o sacerdote como sacerdos, representando a comunidade perante o Pai.
Ele escreve sobre os escândalos sexuais que assolam a Igreja e como a Igreja deve avançar - não, como alguns dizem, criando uma “nova” igreja de nossa própria concepção, mas sim, através de uma renovação da fé na realidade de Jesus. Cristo nos foi dado no Santíssimo Sacramento. E há pequenas surpresas que o leitor provavelmente não terá encontrado anteriormente, como a introdução do Papa Bento XVI à edição em russo dos seus Collected Writings.
O Papa Bento XVI encerra seu livro com um artigo sobre São José e o importante papel do santo em sua própria vida. Nele, ele revela momentos ternos de sua infância – como a forma como sua mãe se preparou com esmero para a festa de São José, comprou um livro com suas economias pessoais, pegou uma toalha de mesa especial, fez um bolo com cobertura e serviu moído na hora. café, embora sua família geralmente não pudesse pagar por tais guloseimas.
O que é o Cristianismo, do Papa Bento XVI? dará aos admiradores de Bento XVI novo material sobre o qual refletir, e uma nova visão de algum material antigo. É provável que esteja no topo das listas de mais vendidos que estão surgindo!
***
Kathy Schiffer é uma blogueira católica. Além de seu blog Seasons of Grace, seus artigos foram publicados no National Catholic Register, Aleteia, Zenit, Michigan Catholic, Legatus Magazine e outras publicações católicas. Ela trabalha para ministérios católicos e outros ministérios cristãos desde 1988, como produtora de rádio, diretora de eventos especiais e coordenadora de relações com a mídia. Kathy e seu marido, o diácono Jerry Schiffer, têm três filhos adultos.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.ncregister.com/blog/a-new-lookpope-benedict-xvi-last-writings