(MUITO INTERESSANTE!) Por que o governo da Índia quer mudar o nome do país para ‘Bharat’ <MUNDO
O presidente indiano Draupadi Murmu é referido como “Presidente de Bharat” em vez de “Presidente da Índia”
AP NEWS
SHEIKH SAALIQ - 5 SET, 2023
NOVA DELI (AP) – O governo do primeiro-ministro Narendra Modi substituiu o nome Índia por uma palavra sânscrita nos convites para jantar enviados aos convidados que participaram na cimeira do Grupo dos 20 desta semana, numa medida que reflecte os esforços do seu partido nacionalista hindu para eliminar o que considera como nomes da era colonial.
O presidente indiano Draupadi Murmu é referido como “Presidente de Bharat” em vez de “Presidente da Índia” no convite enviado aos participantes do G20. A nação de mais de 1,4 bilhão de pessoas é oficialmente conhecida por dois nomes, Índia e Bharat, mas o primeiro é mais comumente usado, tanto nacional quanto internacionalmente.
Bharat é uma antiga palavra sânscrita que muitos historiadores acreditam que remonta aos primeiros textos hindus. A palavra também significa Índia em hindi.
A mudança na nomenclatura é apoiada por funcionários do Partido Bharatiya Janata de Modi. Eles argumentam que o nome Índia foi introduzido pelos colonos britânicos e é um “símbolo da escravidão”. Os britânicos governaram a Índia durante cerca de 200 anos, até o país conquistar a independência em 1947.
“Outro golpe na mentalidade escravagista”, disse o principal funcionário eleito do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, no X, anteriormente conhecido como Twitter. Dhami, que é líder do partido do governo de Modi, compartilhou em sua postagem o convite para jantar enviado aos convidados do G20.
O partido de Modi há muito tenta apagar nomes relacionados ao passado mogol e colonial da Índia.
Em 2015, a famosa estrada Aurangzeb de Nova Deli, em homenagem a um rei mogol, foi alterada para estrada Dr. APJ Abdul Kalam após protestos dos líderes do partido de Modi. No ano passado, o governo também renomeou uma avenida da era colonial no coração de Nova Deli, que é usada para desfiles militares cerimoniais.
O governo de Modi afirma que as mudanças de nome são um esforço para recuperar o passado hindu da Índia.
Os partidos de oposição da Índia, no entanto, criticaram a medida.
“Embora não haja nenhuma objeção constitucional a chamar a Índia de “Bharat”, que é um dos dois nomes oficiais do país, espero que o governo não seja tão tolo a ponto de dispensar completamente a “Índia”, que tem um valor de marca incalculável construído ao longo de séculos”, disse o legislador da oposição Shashi Tharoor no X.
Tharoor disse que os indianos deveriam “continuar a usar ambas as palavras, em vez de renunciar à nossa reivindicação de um nome que cheira a história, um nome que é reconhecido em todo o mundo”.
As disputas sobre “Índia” versus “Bharat” ganharam terreno desde que os partidos da oposição anunciaram em Julho uma nova aliança – chamada ÍNDIA – para destituir Modi e derrotar o seu partido antes das eleições nacionais em 2024. A sigla significa Aliança Inclusiva para o Desenvolvimento Nacional Indiano.
Desde então, alguns responsáveis do partido de Modi exigiram que o país se chamasse Bharat em vez de Índia.
***
Sheikh Saaliq é um repórter que mora em Nova Delhi, Índia
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://apnews.com/article/india-sanskrit-name-bharat-modi-g20-72782ba81aa67dcf7e197a98fec9b5f5