“Musk deveria estar nervoso” – Deep State Lackey admite alvo real após prisão do fundador do Telegram
por Tyler Durde 26 de agosto de 2024 - 07h34
Trdução: Heitor De Paola
A Rússia está exigindo respostas após a prisão de Pavel Durov, o bilionário cofundador e CEO do aplicativo de mensagens Telegram. Ele foi detido pelas autoridades francesas no aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, na noite de sábado, após chegar em seu jato particular.
A embaixada russa em Paris exigiu que o governo francês se explicasse e até agora disse que as autoridades francesas não estão cooperando. Os últimos relatórios dizem que Durov deverá comparecer perante um juiz na noite de domingo.
A embaixada disse sobre o bilionário russo de 39 anos que "assim que a notícia da prisão de Durov foi divulgada, nos dirigimos imediatamente às autoridades francesas para esclarecimentos sobre as razões e exigimos que garantissem a proteção de seus direitos e fornecer-lhe acesso consular ."
Ele não só tem cidadania russa em virtude de ter nascido lá, mas também possui dupla cidadania na França e nos Emirados Árabes Unidos.
Diplomatas russos dizem que não houve resposta de Paris: “O lado francês tem evitado até agora a cooperação nesta questão”, disse um comunicado . Os legisladores russos chegaram ao ponto de dizer que ele é agora um “prisioneiro político” .
A deputada russa Maria Butina disse no domingo : “Pavel Durov é um prisioneiro político – vítima de uma caça às bruxas por parte do Ocidente .
“A prisão de Pavel Durov significa que não há liberdade de expressão – significa que a liberdade de expressão na Europa está morta”, continuou ela. " Agora basicamente eles têm um refém e vão tentar chantagear a Rússia, vão tentar chantagear todos os usuários do Telegram e não apenas tentar obter o controle, mas também tentar bloquear a rede aqui na Rússia."
Além disso, o vice-presidente do parlamento russo, Vladislav Davankov, descreveu que a prisão do empresário tecnológico “poderia ter motivação política e ser usada para obter acesso às informações pessoais dos usuários do Telegram”.
E Dmitry Medvedev, vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, disse que Durov está sendo alvo porque é russo . “Ele calculou mal”, disse Medvedev. “Apesar de todos os nossos inimigos comuns agora, ele é russo – e, portanto, imprevisível e perigoso.” Medvedev afirmou: "Durov deveria finalmente perceber que não se pode escolher a pátria."
Um ângulo interessante é que o aplicativo, conhecido por ser altamente seguro, pois fornece criptografia de ponta a ponta, é amplamente utilizado entre os militares russos , bem como pela população comum.
Durov foi detido pelo Gabinete Nacional Antifraude (ONAF), pela alegada facilitação de vários crimes, incluindo terrorismo, tráfico de estupefacientes e fraude . “Na sua plataforma, ele permitiu que fossem cometidos um número incalculável de ofensas e crimes, para os quais não fez nada para moderar ou cooperar”, disse uma fonte à TF1 TV .
A prisão foi caracterizada pelo fundador do Megaupload, Kim Dotcom, como parte da “repressão à liberdade de expressão”.
Outras figuras proeminentes manifestaram alarme sobre o que isto significa para a liberdade de expressão, ou mesmo sobre a questão de quem será o próximo alvo dos governos ocidentais ...
E Elon Musk tem destacado as implicações da prisão de Durov até domingo...
"Liberté Liberté! Liberté?" Musk acrescentou em outro post. "Tempos perigosos."
Musk adicionou uma hashtag “FreePavel” quando compartilhou um vídeo de Durov elogiando Musk e sua perspectiva pró-liberdade de expressão durante uma entrevista com Tucker Carlson no início deste ano.
“É vital para o apoio à liberdade de expressão que você encaminhe postagens X para pessoas que você conhece, especialmente em países com forte censura”, escreveu Musk no X no domingo.
E caso você esteja se perguntando, ninguém menos que o bagman do estado profundo Alexander Vindman deixa claro quem é o verdadeiro alvo…
Há alguns relatórios que dizem que, dadas as potenciais acusações contra ele, Durov poderá enfrentar até 20 anos de prisão. Mas ainda permanecem muitas incógnitas, bem como confusão, em torno da sua detenção.
Edward Snowden também opinou...
Ironicamente, em 2014, Durov deixou a Rússia depois de se ter recusado a cumprir as exigências de encerramento de comunidades da oposição na sua plataforma de redes sociais VK, que desde então vendeu. Ele agora mora em Dubai, onde o Telegram está baseado.
______________________________
NOTA DO EDITOR DO SUBSTACK: Pela mesma razão - censura! - desde 2021 fui expulso do Twitter pela equipe brasileira que impediu meu aceso a Elon Musk além de mandar um email desaforado e, por esta razão, os vários links para o X que costam neste artigo deverão ser visto no original abaixo.
https://www-zerohedge-com.translate.goog/geopolitical/russia-calls-detained-telegram-founder-political-prisoner-demands-france-provide?utm_source=daily_newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=3001&_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp&_x_tr_hist=true