Na base militar mais ao norte de Nagurskoye, uma demonstração de novo radar e arma anti-drone chinesa
Na delegação que visitou Nagurskoye esta semana estava também Andrei Chibis, governador da região de Murmansk.

Atle Staalesen - 8 abr, 2025
O sistema de radar costeiro Monolit-B e uma arma antidrone de fabricação chinesa estavam em exibição quando o Comandante da Frota do Norte, Konstantin Kabantsev, visitou o remoto arquipélago ártico da Terra de Francisco José esta semana.
A pista da base aérea de Nagurskoye foi cuidadosamente limpa de neve quando a velha aeronave Il-18 pousou.
A bordo estava uma delegação proeminente liderada pelo Comandante da Frota do Norte, Konstantin Kabantsev.
Um vento gelado soprava sobre o aeródromo de 2.500 metros de extensão quando o vice-almirante desembarcou da aeronave e cumprimentou o comandante da base local. Ainda há poucos sinais da primavera no arquipélago localizado a 80° Norte.
Na delegação que visitou Nagurskoye esta semana estava também Andrei Chibis, governador da região de Murmansk.

De acordo com a Frota do Norte, o objetivo da visita era inspecionar o grupo tático de forças costeiras destacado na base. Um vídeo distribuído pela Marinha mostra o comandante local guiando os convidados pelo local e relatando os preparativos e os planos.
Parte da visita também incluiu uma exibição do sistema de defesa antimísseis Bastion implantado na base.
O vídeo também mostra que as forças locais possuem um sistema de radar costeiro Monolit-B. O sistema, em produção desde 2011, foi projetado para a chamada detecção e rastreamento ativo e passivo de alvos de superfície e aéreos. Ele se comunica com o sistema de mísseis Bastion e, segundo informações, pode rastrear objetos a uma distância de até 450 km.
As forças locais também exibiram uma nova arma anti-drone.
A julgar pelo vídeo, a arma é um bloqueador de drones portátil de 6 bandas produzido pela empresa chinesa Shenzhen Rongxin Communication Co.
De acordo com o fabricante , a arma pode "pousar ou retornar drones efetivamente em um raio de 800 a 1.500 metros".
O mesmo tipo de arma antidrone foi visto sendo aplicado pelas forças russas na guerra de agressão contra a Ucrânia.

A base de Nagurskoye, na Ilha Aleksandra, na Terra de Francisco José, está localizada a cerca de 1.300 km ao norte da Península de Kola. O arquipélago norueguês de Svalbard fica a cerca de 400 km de distância e a costa leste da Groenlândia a cerca de 1.000 km.
Não há nenhuma base da OTAN perto de Nagurskoye. A base aérea militar norueguesa mais próxima fica a cerca de 1.500 km de distância, enquanto a base americana em Thule, na Groenlândia, fica a mais de 2.000 km de distância.
Na última década, as Forças Armadas Russas investiram somas significativas na construção de novas infraestruturas para a força aérea no Ártico. Em 2020, a base de Nagurskoye foi reportada como operacional durante todo o ano . Segundo relatos, ela é capaz de receber "qualquer tipo de aeronave".
Perto dali, há um grande complexo de edifícios projetado para abrigar um número significativo de tropas. O complexo da base Trefoil inclui 14.000 metros quadrados de edifícios interligados.