Nada decidido ainda sobre o controle da Câmara
Há 20 disputas na Câmara dos Representantes dos EUA que ainda estão sendo contadas: 10 delas na Califórnia
Por Jacob Burg 11/9/2024
Tradução: Heitor De Paola
À medida que os últimos votos restantes são computados em todo o país, várias disputas importantes na Câmara que ainda não foram convocadas decidirão qual partido controlará a câmara em 2025.
Até a noite de sábado, a Associated Press ainda não havia convocado 20 assentos em 10 estados. O status atual tem os republicanos liderando os democratas por 213 assentos a 202. Uma maioria é alcançada em 218 assentos.
Se as margens atuais persistirem depois que todos os votos forem contados, os republicanos poderão obter mais 11 assentos, para um total de 224. Os democratas poderão adicionar 9 assentos, para um total de 211, quando o novo Congresso tomar posse no ano que vem.
A atual Câmara dos Representantes tem 220 cadeiras republicanas, 212 democratas e três vagas.
Disputas do Centro-Oeste, Sul e Nordeste
A deputada titular Mariannette Miller-Meeks (R-Iowa) está se defendendo de sua desafiante democrata Christina Bohannan para a corrida do 1º distrito congressional de Iowa. Miller-Meeks está liderando por menos de 1.000 votos, ou 0,2 por cento, com 99 por cento dos votos contados.
Na Louisiana, uma corrida interessante está acontecendo para o 6º distrito congressional do estado. Como a Louisiana usa um sistema de voto majoritário, todos os candidatos competem na mesma primária, e um único candidato pode vencer ao receber mais de 50 por cento dos votos totais.
Com a primária aberta ocorrendo no dia da eleição, a democrata Cleo Fields está atualmente liderando o grupo com 50,8 por cento com 99 por cento dos votos computados. Ele é seguido pelo republicano Elbert Guillory em segundo lugar com 37,8 por cento. Se Fields mantiver sua liderança, seria uma cadeira de conquista para os democratas, já que atualmente é ocupada pelo atual deputado Garret Graves (R-La.), que não buscou a reeleição este ano.
O atual deputado Jared Golden (D-Maine) está liderando por pouco mais de 1.000 votos contra o republicano Austin Theriault na disputa pelo 2º distrito congressional do Maine. Mais de 98 por cento dos votos foram computados.
Califórnia, Oregon, Washington
Muitos distritos da Califórnia têm um número significativo de votos a serem contados antes que as principais disputas pela Câmara possam ser convocadas.
No 9º distrito, o atual deputado Josh Harder (D-Calif.) está liderando o republicano Kevin Lincoln por 2,4%, com 64% dos votos contados. O atual deputado John Duarte (R-Calif.) está à frente do democrata Adam Gray no 13º distrito por 2,5%, com 62% dos votos contados.
Com aproximadamente 63 por cento dos votos contados no 21º distrito congressional da Califórnia, o atual deputado Jim Costa (D-Calif.) lidera por 1 por cento. O atual deputado Mike Garcia (R-Calif.) está à frente do democrata George Whitesides por menos de 1.000 votos no 27º distrito, e 23 por cento das cédulas ainda precisam ser contadas.
Outro titular, o deputado David Valadao (R-Calif.), está liderando sua corrida para o 22º distrito congressional da Califórnia, à frente do democrata Rudy Salas por 9%, com 66% dos votos contados. O deputado titular Mark Takano (D-Calif.) atualmente lidera por 11,6% semelhantes no 39º distrito contra o republicano David Serpa, com pouco mais da metade dos votos contados.
No 41º distrito, o atual deputado Ken Calvert (R-Califórnia) lidera o democrata Will Rollins por 2,8%, com 43% dos votos a serem processados. O atual deputado Mike Levin (D-Califórnia) também está à frente de seu desafiante republicano, Matt Gunderson, no 49º distrito do estado, com 20% dos votos não contados. Levin lidera por 3,2%.
Aproximadamente 76% dos votos foram contados no 45º distrito congressional da Califórnia, e a atual deputada Michelle Steel (R-Califórnia) está liderando o democrata Derek Tran por 3%.
A deputada titular Katie Porter (D-Califórnia) concorreu na primária apartidária para o Senado dos EUA, perdendo para o agora senador eleito Adam Schiff, um democrata, e o republicano Steve Garvey. Porter está deixando seu assento vago no 47º distrito da Califórnia, e o democrata Dave Min agora está liderando o republicano Scott Baugh por 0,4 por cento com 79 por cento dos votos contados.
No 5º distrito do Oregon, a atual deputada Lori Chavez-DeRemer (R-Ore.) está atrás de sua adversária democrata Janelle Bynum por 2,5%, com 17% dos votos restantes a serem computados.
O 4º distrito de Washington irá para um republicano, já que tanto o atual deputado Dan Newhouse (R-Wash.) quanto o republicano Jerrod Sessler avançaram das duas principais primárias no início deste ano. Newhouse lidera por 4,6%.
Arizona, Colorado, Alasca
No Arizona, o atual deputado David Schweikert (R-Ariz.) está à frente no 1º distrito por 4,4% sobre o democrata Amish Shah, com outros 11% de votos restantes para serem contados.
No 4º distrito do Arizona, que inclui Phoenix, o atual deputado Greg Stanton (D-Ariz.) está à frente do desafiante republicano Kelly Cooper por uma margem de 6,5%, com 89% dos votos contados.
O 6º distrito do Arizona tem o atual deputado Juan Ciscomani (R-Ariz.) com 0,5% de vantagem sobre a democrata Kirsten Engel, com 76% dos votos processados.
O desafiante republicano, Gabe Evans, está à frente da atual deputada Yadira Caraveo (D-Colo.) por 0,6% no 8º distrito congressional do Colorado e 14% dos votos ainda precisam ser contados.
Fora dos Estados Unidos continental, no 1º distrito congressional do Alasca, o republicano Nick Begich está liderando a atual deputada Mary Peltola (D-Alasca) com 49,5% a 45,4%, com 76% dos votos processados atualmente. A menos que um candidato apareça como a primeira escolha na maioria das cédulas, a eleição avançará para a votação por ordem de preferência.
A Associated Press contribuiu para esta reportagem
https://www.theepochtimes.com/us/here-are-the-uncalled-house-races-that-will-determine-control-of-the-chamber-5757110?ea_src=frontpage&ea_cnt=a&ea_med=top-news-8-top-stories-0-title-0