‘Não Devemos Descartar Quaisquer Opções’ – Tropas Polacas Podem Ser Enviadas para a Ucrânia, Alerta o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês se recusa a descartar o envio de tropas polonesas para a Ucrânia
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6c2ad0d0-86d8-4266-b9d6-97b87438c0d8_2048x1365.jpeg)
REMIX
GRZEGORZ ADAMCZYK - 29 MAI, 2024
Paweł Wroński, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, disse aos jornalistas que, embora a Polónia não esteja actualmente a planear enviar tropas para a Ucrânia, não pode excluir uma situação futura que possa exigir uma presença militar polaca naquele país.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radosław Sikorski, em entrevistas ao El País, La Repubblica e Gazeta Wyborcza publicadas na terça-feira, afirmou: “Não devemos descartar quaisquer opções. Deixe Putin adivinhar o que faremos.”
Quando questionado sobre os comentários do ministro, o porta-voz Paweł Wroński disse que as palavras do Ministro Sikorski eram consistentes com as suas declarações anteriores de que, “embora não existam planos atuais para enviar tropas polacas para a Ucrânia, é impossível descartar tal cenário no futuro porque a evolução da situação é incerta.”
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F52c332f5-76ca-44bd-a03f-4a249a309c2c_1024x683.jpeg)
O semanário alemão Der Spiegel informou recentemente que a Polónia e os Estados Bálticos estão preparados para enviar tropas para a Ucrânia se as forças russas violarem as linhas da frente ucranianas. Esta posição, segundo o relatório, reflecte em parte a sua frustração com a abordagem cautelosa do governo alemão na prestação de ajuda militar à Ucrânia.
No entanto, na terça-feira, o Ministério da Defesa polaco contradisse estes relatórios, afirmando que a Polónia não está a considerar enviar tropas para a Ucrânia. O ministério também aconselhou os meios de comunicação social a serem mais cautelosos em relação a algumas informações não fundamentadas que aparecem nos meios de comunicação social. Apenas um dia depois, o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco parece estar a tomar uma posição ainda diferente e expressa a possibilidade de a Polónia poder ter “botas no terreno” na Ucrânia.
Recentemente, o presidente francês, Emmanuel Macron, também levantou a possibilidade de enviar tropas para a Ucrânia. Os críticos alertaram que se os países da NATO se envolverem mais, o conflito, especialmente com as tropas na Ucrânia, poderá escalar dramaticamente, potencialmente para uma guerra nuclear.