'Não é bom para o Hamas' – Trump emite ultimato enquanto enviado sugere que acordo de reféns pode estar próximo
O enviado de Trump ao Oriente Médio, Steve Witkoff, se junta ao presidente eleito em uma entrevista coletiva, alegando que "muito progresso" está sendo feito nas negociações sobre o acordo de reféns
David Rosenberg - 8 JAN, 2025
O presidente eleito Donald Trump apareceu ao lado de seu enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, em uma entrevista coletiva em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, na terça-feira, reiterando seu aviso à organização terrorista Hamas de que haverá "um inferno a pagar" se os 100 reféns restantes não forem libertados até o dia da posse, em 20 de janeiro.
“Se esses reféns não voltarem… quando eu assumir o cargo, o inferno vai se instalar no Oriente Médio — e não será bom para o Hamas e não será bom, francamente, para ninguém”, disse Trump. “O inferno vai se instalar. Não preciso dizer mais nada, mas é isso.”
“Eles deveriam tê-los devolvido há muito tempo, [e] nunca deveriam tê-los tirado. Nunca deveria ter havido o ataque de 7 de outubro. As pessoas esquecem disso. Mas houve, e muitas pessoas são mortas – elas não são mais reféns”, ele acrescentou.
“Se o acordo não for fechado antes de eu assumir o cargo, o que agora será em duas semanas, o caos se instalará no Oriente Médio.”
Os comentários de Trump ecoaram observações semelhantes feitas um dia antes , quando Trump disse ao comentarista conservador e apresentador de programa de rádio Hugh Hewitt que "haverá um inferno a pagar" se o Hamas não libertar todos os reféns até 20 de janeiro.
“Aqueles reféns têm que sair. Eles têm que sair agora.”
Na coletiva de imprensa de terça-feira, Witkoff pareceu otimista em relação às perspectivas de fechar um acordo sobre os reféns até o dia da posse.
“Bem, acho que estamos fazendo muito progresso, e não quero dizer muito porque acho que eles estão fazendo um ótimo trabalho em Doha”, disse Witkoff.
“Acho que tivemos um progresso realmente grande e estou realmente esperançoso de que, na posse, teremos algumas coisas boas para anunciar em nome do presidente.”