Não é possível vencer: agora que a geleira vital está crescendo novamente, os cientistas dizem que isso é uma má notícia
Fraudes: Cientistas agora dizem que é um problema que o encolhimento da geleira esteja finalmente crescendo
Tradução: Heitor De Paola
Você provavelmente já ouviu os cientistas e políticos alarmados antes: o aquecimento global está causando o derretimento das geleiras, servindo como um sinal de alerta de um planeta à beira do desastre — e o mundo pode acabar em pouco mais de uma década como resultado disso.
Mas muitos desses mesmos cientistas agora estão coçando a cabeça e se esforçando para encontrar uma explicação depois que uma importante geleira na Groenlândia foi descoberta crescendo novamente.
A geleira Jakobshavn é uma enorme camada de gelo com cerca de uma milha de espessura. Essa maravilha congelada influenciou a história no passado, com muitos especialistas acreditando que o iceberg que afundou o Titanic se desprendeu dessa camada de gelo antes de ir para o Atlântico Norte.
Nos últimos anos, especialistas em clima apontaram o recuo do gelo na geleira Jakobshavn como prova A no debate sobre o aquecimento global.
“A geleira Jakobshavn estava recuando cerca de 1,8 milhas e diminuindo seu tamanho em quase 130 pés anualmente por volta de 2012”, informou a Associated Press .
Isto é, até agora. Apesar de especialistas em clima e políticos insistirem que regulamentações massivas e que mudassem a economia eram necessárias para impedir que as geleiras derretessem, parece que a Terra tinha outros planos.
Nos últimos dois anos, a geleira Jakobshavn voltou a crescer na mesma proporção em que estava diminuindo.
“As temperaturas do oceano nos 250 m superiores da baía caíram a níveis não vistos desde meados da década de 1980”, descobriu o estudo sobre geleiras .
Sim, apesar do crescimento populacional humano e do uso de combustíveis fósseis lamentados por figuras como Al Gore nas últimas décadas, as temperaturas dos oceanos naquela região têm diminuído .
“Isso foi meio que uma surpresa. Nós meio que nos acostumamos com um sistema descontrolado”, disse Jason Box, um cientista que trabalha com o Geological Survey of Denmark and Greenland.
Outros cientistas admitiram que o novo gelo adicionado à geleira provavelmente era parte de um processo natural, em grande parte fora do controle humano.
“Um resfriamento cíclico natural das águas do Atlântico Norte provavelmente fez com que a geleira revertesse o curso, disse o autor principal do estudo, Ala Khazendar, um glaciologista da NASA no projeto Oceans Melting Greenland”, relatou a AP. “A água na Baía de Disko, onde Jakobshavn atinge o oceano, está cerca de 3,6 graus mais fria do que alguns anos atrás.”
Vale a pena destacar o elefante do tamanho da Groenlândia na sala aqui: se o “resfriamento cíclico natural” é um fator importante na densidade das geleiras, isso não implicaria que o inverso — o aquecimento cíclico natural — também ocorre às vezes?
Isso parece um pouco com um jogo de conchas. Quando parece haver um padrão de resfriamento, ele é cíclico e natural; quando há um padrão de aquecimento, é tudo culpa dos humanos e precisamos de aquisições governamentais massivas para pará-lo.
Cientistas parecem estar falando com os dois lados da boca quando se trata de explicar a mudança inesperada na geleira Jakobshavn. Especialistas foram rápidos em dar um suspiro de alívio que o gelo estava se expandindo, mas continuaram a chamar a expansão da geleira de "más notícias".
“(E)sta é uma má notícia a longo prazo porque diz aos cientistas que a temperatura do oceano tem um papel maior nos recuos e avanços das geleiras do que se pensava anteriormente”, disse a AP.
Um cientista de gelo da Universidade de Washington chamado Ian Joughin chamou isso de "um ponto temporário" e previu que a geleira continuaria a derreter mesmo depois que os dados dos últimos anos mostraram o oposto.
“A longo prazo, provavelmente teremos que aumentar novamente nossas previsões de elevação do nível do mar”, disse o cientista climático da NASA, Josh Willis.
Mais uma vez, os mesmos cientistas do clima falharam em prever que a geleira iria crescer nos últimos dois anos e chamaram isso de “surpresa”.
E esse é o ponto principal aqui: os cientistas têm um histórico bem ruim em fazer previsões em larga escala anos no futuro. Os modelos climáticos são úteis, mas, como esse crescimento inesperado de geleiras acabou de mostrar, eles também são profundamente falhos .
“Concluímos que as projeções da contribuição futura de Jakobshavn para o aumento do nível do mar baseadas na geometria da geleira são insuficientes”, disse o estudo da geleira.
É exatamente por isso que cautela e conservadorismo devem ser as palavras de ordem quando especialistas pregam desgraça e melancolia. Simplesmente não sabemos o suficiente sobre o clima e o planeta para apostar economias inteiras em previsões, e devemos ser cautelosos quando apenas um lado dos fatos é usado para impulsionar a expansão do grande governo.
A boa ciência reconhecerá que há muito mais incógnitas do que conhecidas — e é exatamente por isso que há muito menos consenso sobre o aquecimento global do que a esquerda política quer admitir.
https://www.israpundit.org/63642789-2/#comment-63356000286570