Não é tarde demais para parar o programa nuclear do Irã
Os EUA farão algo para impedir que o principal patrocinador mundial do terrorismo adquira a arma mais letal do mundo?
FOUNDATION FOR DEFENSE OF DEMOCRACIES
Ordem Kittrie - 1 OUT, 2024
O Irã está avançando em direção a uma bomba nuclear enquanto os americanos estão preocupados com a política eleitoral e Israel está distraído com a batalha contra os representantes do Irã em Gaza e no Líbano (“ O Irã está esperando por um presidente Harris ”, por Reuel Marc Gerecht e Ray Takeyh, artigo de opinião, 24 de setembro). Mas não é tarde demais para os EUA se concentrarem novamente e provavelmente pararem o programa nuclear do Irã.
O senador Lindsey Graham tem encorajado o governo Biden a produzir um relatório há muito adiado pelo Diretor de Inteligência Nacional sobre o progresso do Irã. Embora a versão não classificada desse relatório seja preocupante, o Sr. Graham disse que a versão classificada o deixou "muito preocupado" que o Irã "poderia usar esses três ou quatro meses antes de nossa eleição para correr para uma arma nuclear" e alertou, "temos que avisá-los que isso não pode acontecer".
Em um artigo de opinião do Journal de 6 de agosto (“ Three Ways to Confront Iran ”), o senador Graham escreveu: “Peço aos meus colegas do Congresso que leiam a versão confidencial. Ela colocará essa ameaça em uma perspectiva assustadora.” Infelizmente, o aviso do relatório do DNI parece não ter sido ouvido nem pela administração nem pelo Congresso. Há pouca ou nenhuma evidência de ação recente para deter e dificultar mais fortemente o programa nuclear do Irã.
Um estudo recente de Brad Bowman, Behnam Ben Taleblu e eu recomendou duas dúzias de medidas específicas que o governo Biden e o Congresso devem tomar rapidamente para dissuadir e impedir o Irã de fazer mais progressos em direção a uma bomba nuclear. As recomendações incluem o fortalecimento do compromisso declarado dos EUA de usar a força para impedir que o Irã adquira uma arma nuclear, exercícios e implantações militares dos EUA projetados para ressaltar esse compromisso, reforçando a capacidade de Israel de destruir o programa nuclear do Irã e exercendo a influência econômica dos EUA sobre o Irã.
A história não nos verá com bons olhos se não conseguirmos impedir que o principal patrocinador do terrorismo do mundo adquira a arma mais letal do mundo.