Não, Substack Não É Um Refúgio Para Desinformação
Alguns autores proeminentes acusados de espalhar desinformação mudaram de [plataformas de mídia social] para o Substack.
Christopher Chantrill - 5 MAR, 2024
No dia 6 de fevereiro de 2024 contei uma história na AT sobre como vivíamos na Terceira Era da Comunicação, começando por:
A Era do Pergaminho:
Os escritores escrevem, os monges nos mosteiros criam manuscritos iluminados à mão em suas celas monásticas.
Entao veio:
A Era de Gutenberg: Os escritores escrevem, os demônios dos impressores convertem a palavra escrita em impressão para impressoras mecânicas.
E agora:
A era do vale-tudo: os escritores escrevem e pressionam Publicar.
E descrevi como nossos ilustres líderes estão fora de si por causa do vale-tudo! Claro, não sou a primeira pessoa a sugerir que é Katy quem tranca a porta. De acordo com Benjamin Carlson, do The Free Press, tudo foi previsto por Marshall McLuhan nos anos sessenta. Estamos vivendo na “era da eletricidade”, disse McLuhan, e
Privou as pessoas, na verdade, da sua identidade privada. Todo mundo tende a fundir sua identidade com a de outras pessoas na velocidade da luz. Isso se chama ser homem de massa.
Mas suponhamos que McLuhan esteja errado, e que a Era do Homem das Massas estivesse realmente na era mecânica de Gutenberg, das impressoras, das descaroçadoras de algodão e das ferrovias a vapor, quando os monarcas e, mais tarde, os ditadores controlavam os mostradores da política do engenheiro, os intelectuais controlavam os mostradores das ideias do engenheiro, e os capitalistas e depois os reguladores governamentais controlavam os Mostradores da Indústria do Engenheiro.
Veja Bari Weiss. Ela ficou chateada com a cultura desperta do New York Times, a contínua 'guerra civil' entre o que ela chamou de jovens "guerreiros da justiça social" e o que ela identificou como funcionários mais velhos de "defensores da liberdade de expressão" e começou seu trabalho baseado em Substack Imprensa Livre. Eu diria que ela está se rebelando – contra o Mass Woke!
A Era Gutenberg girava em torno de impressoras mecânicas produzindo livros, exércitos mecânicos viajando pela planície do norte da Europa; burocratas mecânicos emitindo “planos” e “regulamentos”; ativistas mecânicos, todos cantando o mesmo slogan.
Mas você pode ver, com todo o pânico em nossa comunidade de inteligência “seis maneiras a partir de domingo” sobre seu falso pânico COVID e seu falso pânico climático, que nossos governantes mecânicos de Gutenberg simplesmente não conseguem abraçar o novo vale-tudo Idade. Basta pressionar Publicar!
E, no entanto, se tivessem metade de um cérebro, saberiam que já passou um século desde que a física mecânica de Newton foi substituída pela função de onda, pelas amplitudes de probabilidade e pelo princípio da incerteza da mecânica quântica. Basta pressionar Publicar!
Já se passou um século desde que Ludwig von Mises disse que o socialismo não poderia funcionar porque não conseguia calcular preços. Já se passaram 80 anos desde que Friedrich Hayek disse que o planejamento não poderia funcionar porque os planejadores não conseguem planejar. Já passou quase um século desde que os Planos Quinquenais de Estaline falharam, e mais de meio século desde que o plano do Grande Salto em Frente de Mao falhou.
Estamos a meio da compreensão de que o nosso plano global contra a COVID falhou, e os agricultores estão prestes a ensinar-nos que o plano NetZero está a falhar, e o Partido Democrata está a meio da compreensão de que o seu plano de imigração irrestrita está a falhar.
Mas estaria Marshall McLuhan certo sobre a “era da eletricidade” ser a era do “homem de massa”? Suponho que sim, em parte, já que toda adolescente está sendo massificada no TikTok em um inferno de ansiedade, depressão e suicídio, cortesia do presidente Xi. Mas todo adolescente está aprendendo uma lição de guerra, estratégia e trabalho em equipe, cortesia do Minecraft.
E você e eu podemos ler os camaradas Substack que vivem perigosamente do lado de fora da Janela Overton, que tem sido heroicamente curada desde a Segunda Guerra Mundial pelos caras do IC de seis vias a partir do domingo. Apenas, ah, não! Isto é do artigo Substack da Wikipedia:
Alguns autores proeminentes acusados de espalhar desinformação mudaram de [plataformas de mídia social] para Substack.
Obrigado Senhor! São apenas “alguns autores proeminentes!” Imagine se os políticos estivessem usando o Substack, em vez de mentir no X/Twitter e no Facebook.
Aqui está o que eu penso. Penso que na era mecânica de Gutenberg, dezenas de milhares de mecânicos ninguém mudaram o mundo com a sua maquinaria têxtil, a sua maquinaria a vapor, a sua maquinaria a gasolina e a sua maquinaria de linha de montagem. Entretanto, alguns intelectuais de topo desenvolveram ideias que mataram 100 milhões de pessoas na Rússia comunista e na China comunista. Os especialistas concordam que “alguns autores proeminentes” foram responsáveis pela desinformação que levou aos dois desastres globais.
Mas agora, na era do vale-tudo, dezenas de milhares de escritores ninguém vão mudar o mundo com o Substack. É claro que eles não tentarão Mudar o Mundo como os intelectuais da Era Gutenberg. Eles estarão apenas tentando resolver pequenos problemas e esperando que isso faça diferença. Na nova era, os melhores intelectuais da velhice preencherão o papel atualmente desempenhado pelas Primeiras Nações. Haverá reconhecimentos de ativistas no início de concertos, peças de teatro e filmes, como em: “esta sala sinfônica deseja reconhecer que nos reunimos em um lugar sagrado, o território tradicional dos administradores racistas do DEI das Classes Woking, especificamente do Capitol Hill Autonomous Zona estabelecida por manifestantes maioritariamente pacíficos em 2020.”