Netanyahu Apoia Trazer Shin BetPara a Luta Contra o Crime Árabe
Mais de cem cidadãos árabes morreram em violência criminosa desde 1º de janeiro
JEWISH NEWS SYNDICATE
PESACH BENSON - 11 JUNHO, 2023 - TRADUZIDO POR GOOGLE
ORIGINAL, IMAGENS E LINKS >
https://www.jns.org/israel-news/arab-israelis/23/6/11/294211/?utm_source=brevo&utm_campaign=Daily%20Syndicate%206112023&utm_medium=email&utm_id=391
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu endossou uma proposta de que a Agência de Segurança de Israel (Shin Be) assuma um papel mais ativo no combate à onda de crimes no setor árabe de Israel.
Netanyahu falou durante a reunião semanal do gabinete em Jerusalém.
Desde o início do ano, 102 árabes foram mortos na violência criminosa. O aumento da violência é atribuído a grupos do crime organizado que travam batalhas territoriais e tentam eliminar os rivais. Na quinta-feira, cinco pessoas foram mortas a tiros em um lava-rápido em Yafa an-Naseriyye, uma cidade perto de Nazaré.
Os árabes israelenses pediram ao governo que tome medidas mais fortes contra as gangues criminosas, mas se opõem profundamente ao Shin Bet ser encarregado de combater o crime.
“Uma parte significativa desse crime é resultado de organizações criminosas que amarguram a vida dos cidadãos árabes de Israel e usam o terror e o medo para impor sua vontade sobre suas comunidades, controlando raquetes de proteção que se tornam um golpe geral e não apenas nos países árabes. setor”, disse Netanyahu.
“Estamos determinados a combater esse fenômeno criminoso, antes de tudo a cabeça da cobra nas organizações criminosas. Para o efeito, convocarei hoje uma reunião especial dos ministérios do governo e dos advogados, para integrar o Shin Bet num esforço direcionado contra as famílias criminosas”, disse o primeiro-ministro.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
Netanyahu disse que o governo alocou dinheiro para contratar milhares de policiais e estabelecer uma Guarda Nacional, “mas leva tempo para estabelecer, absorver e treinar essas forças – e não temos tempo. É por isso que insisto em trazer imediatamente o Shin Bet para a campanha.”
O Shin Bet é o principal responsável pelo contraterrorismo, contra-espionagem e proteção de VIPs.
O Shin Bet e o procurador-geral Gali Baharav-Miara se opuseram às propostas para que a agência assuma um papel mais ativo na luta contra o crime árabe.
Os líderes da agência estão preocupados que empregá-lo para combater o crime doméstico leve à exposição de seus métodos, enquanto Baharav-Miara e o ex-procurador-geral Avichai Mandelblit argumentaram que o Shin Bet deveria ter apenas um “papel limitado” no combate ao crime.
“Ouço críticas de quem diz que ‘não vai mudar nada’ e de quem diz que ‘este é um passo muito radical’. Acredito que este é exatamente o passo necessário e os problemas envolvidos na implementação deste passo devem ser superados”, disse Netanyahu.
“Esta é a única maneira de reverter rapidamente a tendência e fornecer uma resposta aos cidadãos árabes de Israel que desejam o retorno da lei e da ordem às suas vidas”, disse ele.
Na quinta-feira, o calouro Likud MK Eliyahu Revivo disse que se considerava “livre de compromisso de coalizão” até que o governo avance seu projeto de lei para permitir que o Shin Bet se torne mais ativo.