Netanyahu de Israel será preso na cerimônia de Auschwitz? Presidente polonês pede que governo de Tusk ignore mandado de prisão do TPI
O governo de Tusk ainda não respondeu ao pedido
Equipe de notícias do Remix - 9 JAN, 2025
A chefe da Chancelaria do Presidente da República da Polônia, Małgorzata Paprocka, confirmou na quinta-feira no PAP Studio que o presidente Andrzej Duda havia pedido ao governo para garantir que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pudesse participar das comemorações do 80º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, se Netanyahu expressasse tal desejo.
O primeiro-ministro israelense é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional sob acusações de crimes de guerra na Faixa de Gaza. O tribunal emitiu o mandado de prisão em novembro a pedido do promotor-chefe do TPI no contexto da campanha militar de Israel contra o Hamas.
Na quinta-feira, o Times of Israel informou que o presidente Duda pediu ao governo polonês que fornecesse proteção contra prisão ao primeiro-ministro israelense se ele comparecesse ao 80º aniversário da libertação de Auschwitz em 27 de janeiro.
Paprocka: tudo está nas mãos do primeiro-ministro
Esta informação foi confirmada na quinta-feira no PAP Studio pela chefe da Chancelaria do Presidente, Małgorzata Paprocka. Como ela disse, cada pessoa de Israel, bem como um representante de suas autoridades, “deve ter a oportunidade — se assim o desejarem — de participar deste evento excepcional.”
“Todos os instrumentos relacionados a garantir a possibilidade de permanência do primeiro-ministro, ou de qualquer outro representante do estado (…) devido à subordinação dos serviços estão nas mãos do primeiro-ministro e do Conselho de Ministros”, acrescentou Paprocka. De acordo com seu relatório, a Chancelaria do Presidente agora está esperando uma reação do governo.
Thank you for bringing this up. As I am reading the article, it is just another chapter of endless skirmishes between Poland’s PM Tusk (left) and president Duda (right), and Netanyahu is just an object here. One says yes, the other says no and so it goes. Both guys are antipathetic figures, while Auschwitz/Holocaust once again gets abused to gain political capital. Instead, how about banning all politicians (regardless of nation) to ever show up in Auschwitz?https://nomadicmind.substack.com/p/poland-vs-netanyahu-memory-on-trial?r=31fxoh