Netanyahu diz abertamente que Israel atingiu um "componente específico" no programa nuclear do Irã em outubro
O ataque israelense ao Irã no final de outubro destruiu uma instalação de pesquisa de armas nucleares secretas em Parchin.
Reuters e Algemeiner Staff - 18 NOV, 2024
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse na segunda-feira que o ataque aéreo de Israel ao Irã no mês passado atingiu um elemento do programa nuclear de Teerã, ao mesmo tempo em que degradou suas capacidades de defesa e produção de mísseis.
“Não é segredo”, disse Netanyahu em um discurso no parlamento. “Há um componente específico no programa nuclear deles que foi atingido neste ataque.”
Ele não identificou o componente, mas acrescentou que o caminho do Irã para uma arma nuclear não havia sido bloqueado.
Os comentários de Netanyahu foram feitos três dias após o site de notícias Axios relatar que o ataque israelense ao Irã no final de outubro destruiu uma instalação secreta de pesquisa de armas nucleares em Parchin, citando três autoridades americanas, uma atual autoridade israelense e uma ex-autoridade israelense.
Em 26 de outubro, caças israelenses realizaram três ondas de ataques contra alvos militares iranianos, algumas semanas depois de o Irã ter disparado uma barragem de cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel.
Isso ocorreu após uma troca anterior de ataques diretos em abril.
Netanyahu, em seu discurso, ofereceu mais alguns detalhes sobre o que Israel tinha como alvo.
O ataque israelense de abril, ele disse, foi mais restrito, eliminando uma das quatro baterias de mísseis terra-ar S-300 fornecidas pela Rússia ao redor de Teerã, a capital iraniana.
Ele disse que, em outubro, Israel destruiu as três baterias restantes e causou sérios danos à capacidade de produção de mísseis balísticos do Irã e à sua capacidade de produzir combustível sólido, que é usado em mísseis balísticos de longo alcance.