Netanyahu: Israel Fará o que for Preciso para Ter os Reféns De Volta
O primeiro-ministro reuniu-se com os quatro reféns resgatados e suas famílias no Sheba Medical Center, elogiando os soldados que realizaram a operação.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F9e8a34cb-5a09-416c-8f17-a69f34e2af11_1320x880.jpeg)
JEWSIH NEWS SYNDICATE
SATFF - 9 JUN, 2024
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falou na noite de sábado com os quatro reféns libertados do Hamas e suas famílias no Centro Médico Sheba, em Ramat Gan, elogiando os soldados que realizaram a ousada operação de resgate diurna em Gaza no início do dia.
“Israel acaba de realizar uma notável operação de resgate de quatro reféns detidos pelo Hamas. Esta operação exigiu engenhosidade e coragem do mais alto grau, e os nossos soldados tiveram um desempenho incomparável”, disse o primeiro-ministro após se reunir com os sequestrados resgatados e seus familiares.
“Estamos empenhados em conseguir a libertação de todos os reféns e esperamos que o Hamas liberte todos eles – mas se não o fizerem, faremos o que for necessário para levá-los todos de volta para casa”, continuou ele.
“O Hamas comete crimes de guerra todos os dias, incluindo a manutenção destes reféns. Os nossos soldados estão a actuar da forma mais valente e moral para acabar com esta guerra com uma vitória contra estes assassinos e contra estes raptores, e nós venceremos”, disse ele.
Durante uma complexa operação diurna no coração de um bairro residencial lotado, as forças israelenses recuperaram do cativeiro do Hamas Noa Argamani, 26, Almog Meir Jan, 21, Andrey Kozlov, 27, e Shlomi Ziv, 40.
Um comandante da Unidade Nacional Antiterrorismo “Yamam” da Polícia de Fronteira foi mortalmente ferido durante a operação. CH. Insp. Arnon Zamora foi levado às pressas para o hospital, onde foi declarado morto pouco tempo depois.
“Saúdo o Inspetor Chefe Arnon Zamora, Comandante da Unidade de elite Yamam, que caiu enquanto liderava uma ousada operação para resgatar 4 reféns detidos pelo Hamas em Gaza. Ele viveu e foi um herói”, tuitou o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.
Os quatro reféns foram todos sequestrados pelo Hamas no festival de música Supernova, perto do Kibutz Re’im, durante o massacre de 7 de outubro.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F5dde01d0-33b3-4016-999d-524fa254a324_1320x880.jpeg)
A primeira-dama israelense, Sara Netanyahu, disse em uma reunião com Rosetta Ziv, mãe de Shlomi, que seu marido daria à operação de resgate o nome de Zamora.
Sara Netanyahu também se encontrou com Yaakov Argamani, pai de Noa, dizendo estar feliz por Noa ter se reencontrado com sua mãe, Liora, 61, que tem câncer terminal e está sendo tratada no Hospital Ichilov de Tel Aviv, onde os dois se conheceram.
"Graças a Deus. Agradeci ao primeiro-ministro e agradeço a você. Ele prometeu que tomaria medidas e o fez”, disse Yaakov Argamani, cuja filha foi resgatada no dia do seu aniversário. “Temos um primeiro-ministro forte e corajoso. Com a ajuda de Deus, acredito que o primeiro-ministro, com o nosso exército, trará todos os nossos reféns [para casa]”, disse ele.
O presidente israelita, Isaac Herzog, emitiu uma declaração dando as boas-vindas aos reféns e agradecendo às forças israelitas por “uma operação de resgate impressionante e corajosa”, e apelando à libertação imediata dos restantes cativos.
“Com emoções avassaladoras recebemos a comovente notícia sobre o resgate do cativeiro de Noa Argamani, Almog Meir, Andrey Kozlov e Shlomi Ziv, que foram sequestrados no dia 7 de outubro no festival de música de Re'im e finalmente se reuniram com seus entes queridos. ”, disse Herzog.
“Em nome de todo o povo de Israel, agradeço às FDI, à Agência de Segurança de Israel (Shabak), à Polícia de Israel e às Forças de Defesa de Israel por uma operação de resgate impressionante e corajosa. Desejo o retorno imediato de todos os reféns às suas famílias. Sou Yisrael Chai!”
O Ministro da Defesa israelita, Gallant, classificou o resgate como “uma das operações mais heróicas e extraordinárias” que testemunhou nos seus 47 anos no sistema de defesa, acrescentando que foi “ousado por natureza, planeado de forma brilhante e executado de uma forma extraordinária”.
Enfatizando que Israel fará todo o possível para devolver os reféns restantes em Gaza, Gallant disse que a operação bem-sucedida foi “também uma oportunidade para cumprir os objetivos desta guerra”.