SIGAM-ME NO TELEGRAM: https://t.me/HeitorDePaola
Com a corrida final das eleições de 2024 chegando ao fim, o controle dos republicanos na Câmara dos Representantes está por um fio. A disputa foi no 13º Distrito Congressional da Califórnia, na área da Baía de São Francisco, onde o deputado John Duarte (R-Califórnia) cedeu sua cadeira ao desafiante democrata Adam Gray em uma disputa que chegou a apenas 187 votos.
Foi a última de várias conquistas dos democratas na Câmara dos Representantes, que conquistaram novas cadeiras na Califórnia e em Oregon, Alabama, Louisiana e Nova York, em um ano eleitoral desanimador para seu partido.
No entanto, o GOP também obteve ganhos em várias cadeiras. As contagens finais colocam sua fatia da Câmara em 220 cadeiras, a mesma quantidade que o partido detém no atual Congresso lame-duck.
No entanto, isso pode ser um problema para o presidente da Câmara, Mike Johnson (R-La.) e os republicanos no início do próximo Congresso. Devido às renúncias planejadas, a maioria inicial de 220/215 assentos diminuirá para três nas primeiras semanas do novo 119º Congresso, deixando os republicanos com 217 membros. Como resultado, o Partido Republicano perderá temporariamente sua maioria nas primeiras semanas do novo Congresso, e a perda ou deserção de até mesmo um membro pode transferir o controle da Câmara para os democratas.
As saídas incluem o deputado Matt Gaetz (R-Fla.), que deixou o Congresso em novembro e não retomará sua cadeira no próximo Congresso, e dois membros da Câmara selecionados para cargos no novo governo Trump: a deputada Elise Stefanik (RN.Y.), embaixadora dos EUA na ONU indicada, e Mike Waltz (R-Fla.), o novo conselheiro de segurança nacional. Waltz e Stefanik foram eleitos para o 119º Congresso e tomarão seus assentos no corpo em 3 de janeiro de 2025, quando o novo Congresso tomar posse. Waltz renunciará em 20 de janeiro para assumir seu papel no gabinete, uma nomeação que não requer o conselho e consentimento do Senado, enquanto Stefanik provavelmente renunciará se o Senado votar favoravelmente em sua confirmação.
As cadeiras serão preenchidas por eleições especiais, que devem favorecer fortemente os republicanos. Mas, embora seja improvável, não é inédito que assentos seguros sejam colocados em risco quando o controle de uma câmara do Congresso está em jogo. Mesmo que os republicanos reconquistem todas as três cadeiras em eleições especiais, sua maioria de três cadeiras colocará em risco a capacidade dos republicanos de aprovar qualquer legislação importante contestada por facções dentro do próprio Partido.
“Faça as contas. Não temos nada sobrando”, disse o presidente da Câmara, Mike Johnson, em uma coletiva de imprensa em 4 de dezembro. Deserções entre a estreita maioria republicana de 5 assentos durante o 118º Congresso produziram muitas derrotas para o Partido. A deserção de oito republicanos, liderados por Gaetz, levou à remoção do presidente da Câmara, Kevin McCarthy, do cargo em outubro de 2023 por meio de uma moção para desocupar a cadeira. Da mesma forma, deserções no caucus derrotaram diversas medidas importantes no plenário da Câmara, como a primeira tentativa de impeachment do Secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas , e o Projeto de Lei de Dotações do Poder Legislativo para o Ano Fiscal de 2025.
Diferenças ideológicas entre os republicanos da Câmara em questões críticas, como gastos do governo, persistirão no novo Congresso. Se apenas um punhado de oponentes republicanos votarem “Não” ou “Presente” em um projeto de lei partidário, ele pode fracassar devido à esperada oposição unânime dos democratas.
“Nunca votei contra minha consciência”, escreveu o deputado Tim Burchett (R-Tenn.) em uma postagem de 4 de dezembro no X sobre a estreita maioria. Burchett votou para remover McCarthy e é membro do House Freedom Caucus, um grupo fiscalmente conservador cujas demandas por grandes cortes de gastos os levaram a abandonar a maioria em diversas questões.
Assim como no 118º Congresso, os republicanos da Câmara podem ser forçados a buscar apoio de membros do Partido Democrata para uma legislação de aprovação obrigatória, particularmente para financiamento anual do governo. Demandas em troca de seu apoio podem minar significativamente as metas de políticas conservadoras buscadas pelo governo Trump.
“A maioria republicana da Câmara será historicamente estreita. Não há mandato para enfiar políticas de extrema direita goela abaixo do povo americano. Os democratas da Câmara não deixarão isso acontecer”, escreveu o líder da minoria da Câmara Hakeem Jeffries (DN.Y.) em uma postagem de 27 de novembro no X. “Está claro que a nova maioria republicana na Câmara não conseguirá fazer muito sem nós”, disse ele em uma entrevista coletiva em 6 de dezembro. — Arjun Singh, Joseph Lord
MARCADORES O presidente eleito Donald Trump agirá para perdoar rapidamente os acusados em conexão com os eventos de 6 de janeiro de 2021, relatou Joseph Lord do Epoch Times. Mais de 1.500 pessoas enfrentaram acusações relacionadas à invasão do Capitólio, a maioria das quais não foi acusada de crimes violentos.
A Câmara dos Representantes deve votar esta semana em um projeto de lei anual de defesa, que inclui US$ 3 bilhões para remover equipamentos de telecomunicações chineses de redes sem fio americanas, informou Catherine Yang do Epoch Times . A iteração deste ano do National Defense Authorization Act proíbe equipamentos e serviços que representam um risco à segurança nacional de entrar nas redes dos EUA — visando principalmente a tecnologia das empresas chinesas Huawei e ZTE.
O presidente eleito Donald Trump enviou uma mensagem ao presidente russo Vladimir Putin após o colapso do regime de Assad na Síria, depois que combatentes da oposição islâmica capturaram Damasco, pedindo que o presidente russo Vladimir Putin concordasse com um cessar-fogo na Ucrânia imediatamente, informou Jack Phillips, do Epoch Times.
Os proprietários estão cada vez mais enfrentando o problema de invasores ilegais. Allan Stein, do Epoch Times, falou com proprietários em Phoenix sobre suas experiências com esses invasores — muitos dos quais podem ser perigosos.
Copyright © 2024 The Epoch Times, Todos os direitos reservados.
The Epoch Times, 229 W 28th St, Fl.5, Nova York, NY 10001 | Contate-nos