Nikki Haley: "Ron fez uma grande campanha", "Agora resta um cara e uma senhora"
Nikki Haley comemorou a notícia de que Ron DeSantis desistiu das primárias do Partido Republicano durante um evento no domingo em Seabrook, New Hampshire.
Tim Hains - 21 JAN, 2024
Ela elaborou esses comentários logo depois, durante uma entrevista na CNN.
"Quero dizer a Ron que ele fez uma ótima campanha. Ele tem sido um bom governador e desejamos-lhe boa sorte. Dito isso, agora resta um cara e uma senhora", disse ela.
NIKKI HALEY (R), CANDIDATO PRESIDENCIAL: Eu disse que acho que Ron fez uma boa corrida. Eu sei que é pessoal entrar em uma corrida. É pessoal sair de uma corrida. Ele tem sido um bom governador. E ele acrescentou muito à campanha. E desejamos-lhe boa sorte.
BASH: OK, quando ele - quando ele desistiu, parte do que ele disse foi que lembrou a todos que assinou um compromisso de apoiar o candidato republicano, honrarei esse compromisso. Ele, referindo-se a Donald Trump, tem o meu apoio porque “não podemos voltar à velha guarda republicana de antigamente ou a uma forma reembalada de corporativismo requentado que Nikki Haley representa”.
Isso é difícil quando ele sai pela porta.
HALEY: Você sabe, e é interessante, porque não há provas disso. Esses caras dizem isso porque querem que as pessoas acreditem. Mas o que é surpreendente para mim é que eles pensam que podem mentir ao povo americano e o povo americano vai acreditar nisso. Prove.
Prove uma coisa que eles disseram. Prove o fato de que Donald Trump diz que quero cortar a Previdência Social ou aumentar a idade. Eu nunca disse isso. Prove o fato de que Donald Trump diz que quero aumentar os impostos sobre o gás. Eu nunca disse isso ou fiz isso. Prove que Ron DeSantis diz que sou uma empresa, independentemente do que ele diga que sou. Eu nunca fiz isso.
Eu estava na Carolina do Sul, lutávamos pelo povo todos os dias. Há uma razão pela qual você não vê a legislatura fazendo fila atrás de mim na Carolina do Sul. É porque lutei para que votassem oficialmente. Lutei para que eles fizessem a reforma ética. Eu vetei meio bilhão de dólares em seus projetos suínos.
E então você vê o Congresso. A razão pela qual o Congresso não nos apoia é que pressionei por limites de mandato. Eu pressionei por testes de competência mental. Eu disse que se eles não nos derem um orçamento dentro do prazo, eles não serão pagos. Eu não entendo essa elite política. É disso que precisamos falar, não das coisas corporativas de que estão falando. O fato de todos estarem juntos contra o povo é o que estou fazendo. Vou continuar a lutar pelo povo.
BASH: Muitas vezes, você já participou de corridas primárias antes, quando alguém desiste, tende a respirar fundo e algumas palavras mais bonitas são ditas. Esse não é o caso agora com Ron DeSantis. Isso é surpreendente para você? É decepcionante para você? E ele ligou para você ou pelo menos te informou antes de desistir?
HALEY: Não, ele não me ligou nem me informou. E, veja bem, é isso que os caras fazem. A diferença é que não levo a política para o lado pessoal. Eu nunca tenho. E acho que é aí que o problema de onde estamos agora é que agora você tem pessoas que querem decidir quem é um bom republicano e quem é um mau republicano? Quem é uma pessoa boa, quem é uma pessoa má? É por isso que nosso país está tão dividido.
Eu não julgo as pessoas. Concentro-me nas políticas que tornarão a América mais forte. Não levo a política para o lado pessoal. Não sou insensível como Donald Trump. Acho que as pessoas não querem isso. Eles querem um líder que traga à tona o que há de melhor nas pessoas e faça nosso país avançar.
BASH: Ron DeSantis está dizendo que está cumprindo sua promessa, e é por isso - e ele acredita que Donald Trump será o indicado. Você fez uma promessa há muito tempo, antes mesmo de os debates do Comitê Nacional Republicano começarem, de apoiar o candidato. Você ainda se sente daquele jeito? Você ainda vai apoiar? Quero dizer, é você e Donald Trump. Então, se não for você, eu sei que você espera que seja e está trabalhando para que seja, mas se não for, se for Donald Trump, você ainda o apoiará como candidato?
HALEY: Serei eu. E eu sei que todos vocês querem falar sobre isso como se ainda fosse ele. Setenta por cento dos americanos não querem ver uma revanche entre Trump e Biden. Mas até olhe para isso. Cinquenta e seis mil pessoas votaram em Iowa, menos de 2% votaram em um estado. Não vamos deixar que isso decida o que acontece no país. Temos Nova Hampshire. Temos a Carolina do Sul. Temos a Superterça. Nós vamos continuar. E vamos lutar e vamos vencer.
Estou acostumada com as pessoas me subestimando. É sempre divertido. Mas havia 14 pessoas nesta corrida e agora são duas. Vou terminar isso para que Joe Biden e Donald Trump não sejam um problema. Que realmente os colocamos no passado e seguimos em frente. Porque o nosso país merece e os americanos querem. Eles estão cansados.
BASH: Como ex-governador da Carolina do Sul, a Carolina do Sul não vota, como você sabe, há um mês. Você está se comprometendo agora mesmo com seus antigos eleitores, com seus colegas da Carolina do Sul, que permanecerá nesta corrida durante a disputa lá?
HALEY: Absolutamente. E os habitantes da Carolina do Sul sabem, ganhei naquele estado duas vezes. Eles sabem que sou um lutador. Eles sabem que vou até o fim. Eu também sou contador. Portanto, economizamos muito dinheiro para garantir que seríamos fortes na Carolina do Sul. Seremos mais fortes em New Hampshire do que éramos em Iowa. Seremos ainda mais fortes na Carolina do Sul do que éramos em New Hampshire. E seguimos em frente até sermos a última mulher de pé.
...
BASH: Você não quer discutir se [Trump e Biden são] igualmente ruins ou não?
HALEY: Quero dizer, se fossem - se qualquer um deles fosse bom, eu não estaria concorrendo. Sim, eles são igualmente ruins, é por isso que estou concorrendo porque não acho que precisamos de Biden ou Trump. Não creio que precisemos de ter duas pessoas de 80 anos sentadas na Casa Branca quando basicamente temos de ter a certeza de que podemos lidar com a situação de guerra em que nos encontramos.
Precisamos saber que eles estão no topo do jogo. Precisamos saber que eles podem cuidar da nossa segurança nacional e da nossa economia. No momento, não sei se as pessoas se sentem assim com qualquer um deles. É por isso que estamos dando a eles uma escolha.
BASH: Qual é a sua mensagem para os apoiadores de Ron DeSantis que ainda estão por aí? Vamos começar por New Hampshire. Ele – na nossa última sondagem esta manhã, ele estava com 6 por cento, por isso não estamos a falar de uma grande fatia do eleitorado, mas eles estão lá fora. Ele acabou de endossar Donald Trump. Qual é a sua mensagem para eles sobre por que deveriam votar em você?
HALEY: Eu acho que eles amam a América. E acho que eles querem um novo líder geracional. E então estou dizendo a eles que sou o líder da nova geração. E eu sou o conservador que pode fazer isso. E iremos garantir que os gastos estejam sob controle. Vamos fazer com que nossos filhos voltem a ler e ter transparência na sala de aula. Vamos garantir a segurança da nossa fronteira de uma vez por todas, sem mais desculpas. Vamos trazer a lei e a ordem de volta a este país.
Mas adivinhe o que mais vamos fazer? Somos os únicos nas eleições gerais que vencem Joe Biden. Mesmo se você olhar a pesquisa de ontem divulgada em New Hampshire, nas eleições gerais, Trump perde para Biden por 7 pontos aqui em New Hampshire. Eu venci Biden. Olhe para cada estado decisivo, eu venci Biden. Eu o venci por até 17 pontos.
Isto é um fato. Não queremos uma Presidente Kamala Harris. Isso deveria causar um arrepio na espinha de todo mundo. Então, em vez disso, observe o fato de que poderíamos realmente vencer. E acho que é isso que os apoiadores de Ron DeSantis querem. Eles não querem perder. Eles não querem uma presidente Kamala Harris. E também querem um novo líder geracional. E nós damos tudo isso a eles.
ASSISTA A ENTREVISTA AQUI >
https://www.realclearpolitics.com/video/2024/01/21/nikki_haley_ron_ran_a_great_race_its_not_one_fella_and_one_lady_left.html