Nomeado de Trump para o FBI supera enorme obstáculo e garante grande apoio do Partido Republicano
Os indicados do presidente Donald Trump continuam vencendo, incluindo aqueles que os democratas esperavam torpedear.

C. Douglas Golden - 19 FEV, 2025
Os indicados do presidente Donald Trump continuam vencendo, incluindo aqueles que os democratas esperavam torpedear.
Na terça-feira à noite, o Senado votou de acordo com as linhas partidárias para avançar na nomeação de Kash Patel, o homem que Trump quer para chefiar o FBI, substituindo Christopher Wray.
A votação partidária de 48-45 ocorreu depois que um dos legisladores em dúvida — o senador republicano da Louisiana, Bill Cassidy — confirmou que avançaria com a nomeação, de acordo com o The Hill .
“Falei com várias pessoas que respeito sobre Kash Patel neste fim de semana — tanto a favor quanto contra”, disse Cassidy em um comunicado.
“Aqueles que trabalharam de perto com Kash garantiram por ele. Eu votarei por sua confirmação.”
O apoio de Cassidy, juntamente com a votação, prepara “o cenário para uma votação de confirmação final de um dos indicados mais controversos de Trump no final desta semana”, informou a Reuters .
Patel , um ex-promotor federal que ocupou vários cargos de segurança nacional durante o primeiro governo Trump, era visto como um dos indicados que os democratas consideravam mais vulneráveis a um ataque.
Além de atacar sua experiência e declarações polêmicas que ele fez no passado, os democratas argumentaram que suas críticas às investigações do FBI sobre Trump durante o governo do ex-presidente Joe Biden poderiam levar a um "expurgo" dos considerados responsáveis.
Patel, no entanto, disse ao Congresso durante seu depoimento que não haveria qualquer retaliação para aqueles que trabalharam nas investigações simplesmente porque trabalharam nas investigações, argumentando que ele queria revisar o trabalho deles .
“Acho que se alguém comete um erro no serviço público, o público americano merece saber todos os detalhes absolutos dessa atividade corrupta”, disse Patel.
De acordo com o Politico , depois que a primeira audiência perante o Comitê Judiciário do Senado não conseguiu dar o golpe decisivo que eles queriam — da mesma forma que o golpe decisivo não foi dado contra outros indicados, como o Secretário de Defesa Pete Hegseth ou a Diretora de Inteligência Nacional Tulsi Gabbard — os democratas do Comitê Judiciário do Senado solicitaram uma segunda audiência.
Esta audiência, informou o Politico, tinha como objetivo focar no papel de Patel na investigação do ex-conselheiro especial Jack Smith sobre a retenção de material confidencial pelo então ex-presidente Trump.
“Para cumprir com nosso dever constitucional, precisamos ter uma compreensão completa e precisa do histórico do Sr. Patel”, escreveram os democratas do Comitê Judiciário do Senado em uma carta ao presidente do Comitê Judiciário, Chuck Grassley.
“O Comitê deve cumprir sua responsabilidade com o povo americano e os 38.000 funcionários do FBI em todo o país para garantir que um Diretor confirmado pelo Senado possua as características necessárias de veracidade, confiabilidade e consideração pela proteção de informações confidenciais condizentes com o FBI.”
Isso não aconteceu, e o Comitê Judiciário aprovou a nomeação por 12 votos a 10.
Vale ressaltar que vários senadores não votaram, e Patel ainda precisa de 50 votos para ser confirmado para um mandato de 10 anos como diretor do FBI.
Os dois suspeitos de sempre no caucus republicano de 53 fortes — Sens. Susan Collins do Maine e Lisa Murkowski do Alasca — anunciaram que estão indecisos sobre Patel, informou o Hill. O senador Mitch McConnell do Kentucky, outro voto "não" em outros indicados sobre os quais os democratas causaram controvérsia, não anunciou publicamente sua posição sobre o assunto.
Dito isto, Cassidy foi considerado o voto “não” mais provável, se houvesse algum, que impediria o Partido Republicano de obter 50 votos em Patel .
Com seu apoio, parece que o indicado final da causa célebre de nível de gabinete visado por The Resistance 2.0 parece estar a caminho de ser confirmado. Descobriremos com certeza no final desta semana.