Nova 'guerra civil' no horizonte e, em breve; confirma grande número de americanos
WORLD NET DAILY - Bob Unruh - 17 junho, 2025
O sentimento aumentou desde que os democratas começaram a guerra jurídica contra o segundo governo Trump
Milhões e milhões de americanos acreditam que uma guerra civil, nos próximos 10 anos, é muito provável.
Alguns podem ficar surpresos com o resultado de uma nova pesquisa, mas dado o fato de que as divisões nos Estados Unidos são profundas e amplas e, aparentemente em muitos casos, intratáveis, talvez não devessem.
Os resultados vêm de uma pesquisa do YouGov que mostrou que cerca de 40 milhões de americanos, 12%, dizem que o conflito é muito provável.
Milhões e milhões a mais, outros 28% ou cerca de outros 90 milhões, dizem que é relativamente provável que isso aconteça.
Foi a Newsweek que destacou os resultados, mostrando um enorme aumento nessas preocupações desde a última pesquisa em dezembro.
É claro que, nesse período, o presidente Donald Trump assumiu o cargo para seu segundo mandato, e democratas em todos os Estados Unidos o atacaram com centenas de processos. Juízes democratas o atacaram com dezenas de liminares em todo o país. Esquerdistas o atacaram juntando-se a escritórios de advocacia que estão processando Trump. E muito mais.
A pesquisa, realizada em 16 de junho de 2025, recebeu respostas de 2.275 adultos dos EUA.
A Newsweek chamou isso de "um aumento" nas preocupações em relação à última pesquisa desse tipo, em dezembro, com respostas de 1.582, onde 9% disseram que uma guerra civil é muito provável e 21% razoavelmente provável.
A mudança de 30% expressando tais preocupações para 40% na verdade significa que outros 30 ou 35 milhões de americanos aderiram a essa opinião nesse curto período de tempo.
A reportagem da Newsweek explicou: "Os EUA têm visto um aumento na polarização política, bem como uma crescente agitação política nas últimas semanas, como o assassinato da política de Minnesota Melissa Hortman e os protestos contra as políticas de imigração do presidente Donald Trump em Los Angeles, que se tornaram violentas no início de junho.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, um democrata, disse que Trump quer uma 'guerra civil nas ruas da América' durante a disputa sobre como conter a violência em Los Angeles, embora Trump tenha refutado essa declaração."
A pesquisa mostrou que apenas 22% disseram que uma guerra civil não é muito provável, enquanto 17% disseram que não é nada provável.
A Newsweek confirmou: "Os democratas eram mais propensos a considerar uma guerra civil como provável do que os republicanos. Dezessete por cento dos democratas disseram que a guerra civil é muito provável e 31% disseram que é razoavelmente provável. Entre os republicanos, 7% consideravam uma guerra civil muito provável e 25%, razoavelmente provável, de acordo com a YouGov."
"Para mim, as evidências de 'conflito civil' continuam a aumentar, especialmente em termos do aumento da violência política", explicou Nina Silber, professora de história em Boston, em entrevista à Newsweek. "E embora atos de violência ocorram em ambos os lados da divisão política, estou particularmente preocupada com as autoridades políticas que têm incitado e incentivado a violência política, tornando-a uma parte quase aceita da nossa cultura."
Na verdade, o presidente Trump disse, referindo-se a Newsom: "Não quero uma guerra civil. A guerra civil aconteceria se você a deixasse nas mãos de pessoas como ele."