Nova pesquisa mostra que emenda ao aborto na Flórida venceu e superou os democratas
69 por cento dos entrevistados disseram que votariam na Emenda 4, que proibiria leis que restringissem ou proibissem o aborto
THE HILL
Nathaniel Weixel - 30 JUL, 2024
A iniciativa de votação da Flórida para proteger o aborto está vencendo e tem mais apoio entre os eleitores do que a vice-presidente Harris ou a candidata democrata ao Senado Debbie Mucarsel-Powell, mostra uma nova pesquisa.
De acordo com a pesquisa do Public Opinion Research Lab (PORL) da University of North Florida, 69% dos entrevistados disseram que votariam na Emenda 4, que proibiria leis de restringir ou proibir o aborto até a viabilidade fetal.
Emendas constitucionais na Flórida precisam de 60% dos votos para se tornarem lei.
"Ainda não vimos campanhas de nenhum dos lados disso realmente se movimentarem", disse o diretor do corpo docente do PORL e professor de ciências políticas Michael Binder em uma declaração. "Fatore a declaração de impacto financeiro altamente contestada e contenciosa recentemente adicionada ao resumo da votação, e eu esperaria ver o apoio a esta emenda cair antes de novembro."
A emenda enfrentou ventos contrários de autoridades estaduais, mesmo depois que a Suprema Corte da Flórida deu sinal verde para a votação em maio. Mais recentemente, os apoiadores da emenda Floridians Protecting Freedom contestaram o que eles disseram ser uma declaração de impacto financeiro politicamente tendenciosa. A Suprema Corte do estado agendou audiências aceleradas na contestação.
A pesquisa também mostrou que uma emenda para legalizar a cannabis recreativa tem apoio suficiente para ser aprovada, com 64% dos entrevistados apoiando-a.
A pesquisa com 774 floridianos que disseram que definitivamente ou provavelmente votariam na próxima eleição foi realizada entre 24 e 27 de julho. A margem geral de erro de amostragem é de mais ou menos 4,6 pontos percentuais.
Se a eleição presidencial fosse realizada hoje, 49% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente Trump, enquanto 42% disseram Harris.
Quatro por cento disseram que votariam em outro candidato, e 6% estavam indecisos ou se recusaram a responder.
A pesquisa é a primeira na Flórida a comparar Trump a Harris, a nova provável candidata democrata à presidência.
Os entrevistados também foram questionados sobre a disputa pelo Senado entre o senador titular Rick Scott (R) e Mucarsel-Powell (D). A pesquisa mostrou que 47% disseram que votariam em Scott, e 43% disseram que apoiariam Mucarsel-Powell.
"O que é realmente interessante é que Trump tem uma vantagem de dois pontos a mais do que Rick Scott, que está apenas 4 — apenas dentro da margem de erro desta pesquisa", disse Binder. "Scott tem um histórico de vencer disputas estaduais muito acirradas na Flórida, e em um estado que se tornou significativamente mais vermelho nos últimos seis anos, esta pode ser outra disputa acirrada para Scott."
As diferenças nas pesquisas entre os candidatos e as emendas mostram por que os apoiadores do aborto têm tentado manter a questão separada da política partidária por medo de que isso afunde seus esforços.
Entre os apoiadores da emenda ao aborto, 53% se identificaram como republicanos, e 51% disseram que votaram em Trump em 2020. Há quase 900.000 eleitores republicanos registrados a mais na Flórida do que democratas.